Três pessoas foram atingidas por uma descarga elétrica, ocasionada por um raio na tarde desta segunda-feira (12) em Piumhi. 

 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, oito trabalhadores rurais roçavam um pasto em uma fazenda da cidade quando houve mudança no tempo e começou a chover. Para se esconderem da chuva, as vítimas se abrigaram debaixo de uma pequena estrutura no meio do pasto. 

 

Continua após a publicidade

Em seguida foram atingidos pelo raio que caiu no local onde eles estavam.  O Corpo de Bombeiros foi acionado e três vítimas foram socorridas, duas delas apresentaram apenas desorientamento e a outra queimadura de segundo grau, sendo todas elas encaminhadas ao hospital de Piumhi.

 

COMO SE PROTEGER NA RUA:

A melhor forma de se proteger na praia ou rua, por exemplo, é procurar abrigo dentro de um carro ou edifício quando estiver chovendo. Porém, outros cuidados incluem:

 

- Ficar afastado a mais de 2 metros de objetos altos, como postes, árvores ou quiosques;

- Não entrar em piscinas, lagos, rios ou no mar;

- Evitar segurar objetos altos, como guarda-chuva, vara de pesca ou guarda-sol;

- Ficar longe de tratores, motos ou bicicletas.

 

Quando isto não é possível deve-se ficar agachado no chão, na ponta dos pés, para diminuir as chances de complicações fatais, como parada cardíaca, caso seja atingido por um raio.

 

COMO SE PROTEGER DENTRO DE CASA:

Estar dentro de casa diminui as chances de ser atingido por um raio, no entanto, o risco só é nulo quando existe um para-raios no telhado. Assim, boas formas de evitar raios dentro de casa são:

 

- Ficar afastado mais de 1 metro das paredes, janelas e aparelhos elétricos;

- Desligar todos os aparelhos eletrônicos da corrente elétrica;

- Não usar aparelhos eletrônicos que precisem ficar ligados à rede elétrica;

- Evitar tomar banho durante uma tempestade.

 

Quando existe para-raios em casa é importante fazer a revisão a cada 5 anos ou logo após a queda de um raio, para garantir que está funcionando corretamente.