Para tomar uma decisão certa é preciso de orientações certas e a vontade de fazer. Esta foi a atitude tomada pelo produtor rural Geraldo Magela de Carvalho, da região do Turvo, para dar um novo rumo em sua vida e de sua família. Ele buscou o apoio da Prefeitura Municipal de Bambuí, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para lhe auxiliar com orientações e rumos a seguir na destinação da sua matéria prima, a produção de leite.


“Como o preço do leite pago pela indústria está só caindo para o produtor rural estávamos pensando em deixar a atividade e mudar para a cidade, mas a vontade de permanecer no campo pesou mais, principalmente com o apoio da esposa e os dois filhos, então resolvi pedir ajuda à Prefeitura”, disse Geraldo Magela de Carvalho, que tem uma propriedade de 22 hectares e produz cerca de 300 litros de leite por dia. “Com as orientações e a ajuda que a prefeitura está me oferecendo decidi que vou ficar no campo e passar a produzir queijo”, afirma ele, satisfeito com o apoio e com a decisão de ser um queijeiro. Ele já até começou a construir a sua queijaria.


O apoio da Prefeitura, através da Secretaria acontece com orientações do veterinário do Serviço de Inspeção Municipal, SIM, João Luiz Dias Ferreira e dos técnicos da Emater, Mozair José Pinto e Paulo César de Moraes, além de informações de empreendedorismo que serão fornecidas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego, que conta com a parceria do IFMG. “A produção de queijo é uma boa opção para o produtor bambuiense, que ainda pode usar como atrativo o fator de estar na região da Serra da Canastra”, afirma Mozair Pinto, extensionista e da Rede Ater Queijo Canastra.


A atenção com o produtor rural vai além do gabinete. No dia 16 de novembro, Geraldo Magela de Carvalho, recebeu a visita, em sua fazenda, dos extensionistas, do veterinário e dos secretários de Agricultura, Oscar Von Bentzeen e da Indústria, Clebson Carvalho. Ali ficou alinhavada uma parceria que poderá ser estendida a todos os produtores rurais, envolvendo a Prefeitura, a Emater e outros órgãos para incentivar o homem do campo a uma coisa que ele sabe fazer bem, que é produzir.

Continua após a publicidade