F e devo鈬o marcam a tradicional Folia de Reis em Tapira

Por TapiraMG TV Publicada em 06/01/2018 灣 01:06:24 e atualizada em 06/01/2018 灣 12:01:31
Foto: TapiraiMG TV

Neste sábado (06), acontece a “entrega” das Folias de Reis em Tapiraí. Uma das tradições culturais mais marcantes da cidade é a Folia de Reis. 

A Companhia de Reis SAGRADA COROA, conhecida como Folia do Bananal entrega a partir das 14:00h, no Parque de Exposições, a Companhia de Reis COROA SANTA, conhecida como Folia do Córrego D’Areia, entrega a partir das 14:00h, na residência da Sr Luiza, próximo à Copasa, a Companhia de Reis CAMINHO DE BÉLEM, conhecida como Folia do Victor Tan, entrega a partir das 15:00h, no Poliesportivo, já a Companhia de Reis de TAPIRAÍ, conhecida como Folia dos Meninos, entrega a partir das15:00h no Clube Social.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. É o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

Em Tapiraí, a visitação das casas acontece do dia 01/01 até o dia 06/01. Cada Companhia é composta por devotos tocando instrumentos como caixas (tambores), pandeiros, além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecido em certas regiões como sanfona.

Além dos devotos, algumas Companhias compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, em Tapiraí chamamos de “Capetinha”.

As canções são sempre sobre temas religiosos. Contudo ao contrário dos reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes, mas sim receber doação (Esmola) do dono da casa. Todo o valor arrecadado é doado à uma instituição, ou para o Rei, responsável pela saída(01/01),ou para a Rainha, responsável pela entrega(06/01) das Folias de Reis.
 

Sagrada Coroa/Folia do Bananal

Coroa Santa/Folia do Córrego D'Areia

Caminho de Bélem/Folia da Victor Tan

Folia Tapiraí