A concessionária AB Nascentes das Gerais, através do imposto gerado pelos pedágios, ISSQN, repassou em 2017 às prefeituras cortadas pelo Sistema MG-050/BR-491/BR-265, o valor de aproximadamente R$5,5 milhões. Além de garantir a realização de obras e investimentos, a tarifa paga pelos usuários também representa um importante reforço de caixa para muitos municípios inseridos nos 371,4 quilômetros administrados pela concessionária – entre Juatuba e São Sebastião do Paraíso –, região centro-oeste de Minas Gerais.

Ao longo de todo o Sistema, 22 cidades são beneficiadas mensalmente com o repasse de parte do que é arrecadado nos pedágios da concessionária, na forma do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. As cidades contempladas são Juatuba, Mateus Leme, Itaúna, Igaratinga, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Pedra do Indaiá, Formiga, Pains, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Capitólio, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Fortaleza de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Para o diretor-executivo da concessionária, Joselito Rodrigues de Castro, o imposto permite ampliar a receita das cidades impactadaspela rodovia, o que contribui diretamente para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Em todas as cidades servidas pelo Sistema MG-050, os recursos garantidos pelo pagamento deste tributo são administrados pelas próprias gestões municipais e contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores de cada uma delas. O valor disponibilizado é proporcional à extensão da rodovia que corta o município.
 

Continua após a publicidade