Um homem de 27 anos foi preso pela Polícia Militar no final da madrugada de ontem, em Passos, após arrombar e invadir o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Além de revirar todo o interior da sacristia, o autor ainda vestiu a batina de um dos padres e danificou algumas imagens sacras. Para o pároco Ailton Goulart Rosa, o prejuízo sentimental e religioso é imensurável.
O desocupado, L.A.F., 27 anos, foi preso ainda no interior do templo, vestido com a roupa sacerdotal. Era por volta das 5h30. Com um aparente distúrbio mental ou sob efeito de alguma substância entorpecente, ele estava com um violão da igreja pendurado nas costas e com três garrafas de vinho no interior da capa do instrumento musical. Possivelmente com intenção de furtá-los. Para entrar no local ele usou uma pedra e quebrou uma das portas laterais.
Segundo o padre Ailton, a sacristia foi praticamente toda revirada e foram danificadas as imagens do Menino Jesus, o Sagrado Coração de Maria, São Tarcísio e um dos anjos que ficavam na sacristia, entre outras imagens menores. “Embora estas imagens sacras possuam um valor comercial bem considerável, este valor chega ser insignificante para nós, para a comunidade, diante dos valores sentimentais e espirituais que elas representam para o povo”, lamentou o religioso, lembrando que a imagem do Menino Jesus foi o Monsenhor Mathias quem trouxe da Europa há muitos anos para a comunidade.
Ele, que estava na casa paroquial quando foi informado do ocorrido, disse ainda que só se sentiu um pouco mais aliviado depois de ter visto que pelo menos o Sacrário (lugar sagrado para os católicos, onde está a Eucaristia) e a imagem de Nossa Senhora da Penha estavam intactos. 
“Mas eu fiquei muito entristecido, estarrecido mesmo, ao ver a sacristia toda destruída. Dá um sentimento de impotência muito grande. A gente sempre vê casos em que o comércio e residências estão sendo arrombados. Isso já deixa a gente triste, mas a igreja é um lugar Santo. É uma falta de respeito com o sagrado, com um bem maior”, completou o pároco.
 
Comoção
O fato gerou comoção na cidade, principalmente entre os fiéis católicos daquela comunidade. A missa que estava prevista para ser celebradas às 7h teve de ser cancelada por conta dos danos, mas muitos fiéis compareceram à igreja ao longo do dia, lamentando e se solidarizando com o ocorrido. Uma missa em desagravo foi celebrada às 19h de ontem no Santuário.
Padre Ailton disse que ainda não sabe se as imagens poderão ser restauradas. “A gente ainda não teve tempo para ver isto, mas vamos procurar um restaurador e ver se tem possibilidade (de restaurar). Caso contrário, vamos tentar repô-las de outra forma”, finalizou o religioso.
 
O autor
O desocupado, L.A.F., que já tinha outras passagens pela polícia, recebeu voz de prisão e foi conduzido até o quartel da 77ª Companhia da Polícia Militar. Devido o crime de danos ser considerado de menor potencial ofensivo, após o registro da ocorrência, ele foi liberado sob o compromisso de comparecer ao Juizado Especial assim que for intimado.
A batina que o autor estava usando, bem como os demais pertences que estavam em seu poder foram restituídos à igreja.