O programa Internet para Todos vem sendo elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Para participar, os municípios deverão encaminhar um ofício ao ministério pedindo a adesão.

A partir desse documento será enviado às cidades um modelo de termo de adesão, que deverá ser preenchido com a indicação das localidades para atendimento. Esse termo também define as obrigações das prefeituras.

O poder público municipal deverá garantir a infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS).

A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O município de Pará de Minas foi incluído no programa.

Continua após a publicidade

A informação é do vereador Rodrigo Varela Franco (PSD). Ele revela que há dois anos foi feito o pedido e os paraminenses estão entre os primeiros a serem contemplados com a internet banda larga, em especial na zona rural: