Um morador da Vila Planalto, no Distrito Federal, foi multado em R$ 195,23 por dirigir sem cinto de segurança. O problema é que, no dia e no horário do flagrante, o carro dele estava guardado dentro de casa.

O caso ocorreu com o gerente comercial Luiz Carlos Ferreira. Ele tem câmeras de segurança na garagem. O carro foi gravado, estacionado, no momento exato em que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou a multa – mas nem isso o ajudou a comprovar que a infração seria irregular.

A multa foi emitida no km 74 da DF-001, em Taguatinga, às 16h52 de 9 de setembro de 2017. "Eu moro na Vila Planalto, trabalho na Asa Norte e não ando por Taguatinga. E só eu dirijo meu carro", afirmou Ferreira.

O gerente comercial acionou a Justiça para pedir o ressarcimento da multa, mas o caso ainda não teve solução.

Continua após a publicidade

O DER disse que a multa foi aplicada por um policial militar e que o departamento recebe 20 mil pedidos de cancelamento de multa por ano, mas não consegue processar todos por causa do quadro reduzido de funcionários.

O órgão alegou que prazo para dar uma resposta definitiva ao motorista é de até cinco anos. "Para o motorista, é um prazo apertado. Mas, para o DER, é um prazo normal, pela atual estrutura reduzida de atendimento", afirmou o assessor da superintendência de trânsito do DER Márcio Soares. Ao fim do processo, se a multa for considerada indevida, ele receberá o dinheiro de volta.