Os alunos do 2º ano do curso técnico em Manutenção Automotiva desenvolveram protótipos ligados à área. Durante todo o ano de 2017, criaram dois grupos, os quais ao longo da disciplina de Projetos Integradores, desenvolveram um veículo motorizado e uma máquina revolvedora de café em terreiro. O objetivo da disciplina de Projetos Integradores é colocar em Prática tudo o que é visto ao longo do curso de Manutenção Automotiva, bem como incentivar ideias e projetos dos alunos para criarem um protótipo com solução inovadora. Ainda, a disciplina proporciona aos alunos a compreensão da forma de funcionamento de diversos sistemas mecânicos.

Um dos protótipos desenvolvidos foi um triciclo motorizado dotado de um sistema com freio regenerativo, ou seja, gera energia elétrica a partir da frenagem do veículo. Este sistema já está disponível em diversos veículos híbridos. Como vantagem, aumenta a autonomia do veículo.

O outro protótipo foi um quadriciclo motorizado dotado de um sistema para revolvimento de café em terreiro. Muito útil para pequenas propriedades que durante a secagem do café, de tempos em tempos, necessitam revolvê-lo e muitas vezes este processo é realizado manualmente. O intuito do desenvolvimento do protótipo é, a um baixo custo, auxiliar durante esta operação. 

Continua após a publicidade