Chegou em Altolândia na manhã desta terça-feira (17), o Castramóvel. Uma unidade móvel veterinária que faz parte do Programa de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos.

A Prefeitura Municipal de Tapiraí juntamente com SMS/APA/SMFZ, estão realizando a castração dos animais nesta terça-feira (17), e na quarta-feira (18), das 09:00h às 16:00h, no Clube Social de Altolândia. 

A ação tem como objetivo cumprir o disposto na Lei Estadual 21.970/2016 e Lei Federal 13.426/2017, que visa promover a proteção de cães e gatos, entre os quais: Educação Ambiental, Registro dos Animais e Castração, além do controle populacional de cães e gatos de forma a prevenir a proliferação de doenças oriundas desses animais.

A Secretaria Municipal de Saúde preocupada e atenta com a saúde pública, decide intensificar esta ação de forma a diminuir a população de animais no município, evitando assim a proliferação de doenças transmissíveis como a Leishmaniose.

Continua após a publicidade

 

Castração:

A castração previne no caso dos machos o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua. A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem para avaliar se o animal tem condições de fazer cirurgia. 

Cirurgia:

As cirurgias são realizadas por médicos veterinários especializados que já estão realizando essas operações em diversos municípios em nossa região.

Leishmaniose:

A leishmaniose é uma doença extremamente contagiosa e é transmissível do cão para o homem. Este trabalho será importante por que hoje, aproximadamente 40% dos animais de rua tem o vírus, e se desenvolverem a doença e tiver contato com o homem, ele será contaminado. A ideia é eliminar a doença em nosso município e evitar outros tipos de doenças transmitidas por esses animais.