Indignados com a falta de acessibilidade nas ruas de Pouso Alegre, Sul de Minas, alguns cadeirantes cansaram de andar pelo meio das ruas, entre carros. Também cansaram de esperar que o poder público agisse. A saída foi eles mesmos botar a mão na massa e construir a acessibilidade. A primeira rampa foi feita no domingo, 22, na Avenida Duque de Caixas, Centro da cidade. O material foi doado por comerciantes da região e a mão-de-obra foi voluntária.

A iniciativa partir de Fernando Rodrigues, de 23 anos. Ele está numa cadeira de rodas há 5 anos, após sofrer um acidente de carro. “Desde então, descobri muito sobre acessibilidade. Descobri que a maior parte dos estabelecimentos não a oferecem, muito menos o município de Pouso Alegre. Transitar pelo Centro é uma missão impossível, visto que as avenidas e calçadas estão destruídas” lamenta Fernando.

Fernando lembra que no ano passado foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir o problema. Estavam presentes cadeirantes, mães de crianças portadoras de necessidades especiais e outras com baixa mobilidade reivindicando à acessibilidade nas ruas de Pouso Alegre. “No entanto, quase um ano se passou e nada foi feito”.

O trabalho voluntário foi a alternativa encontrada para dar a dignidade que essas pessoas merecem. Segundo Fernando, a rampa construída no domingo é a primeira de muitas. E pede o apoio da população, já que a medida vai beneficiar várias pessoas com dificuldade de locomoção e também o comércio.

Continua após a publicidade

 

Apoio dos moradores

Enquanto trabalhavam em pleno domingo na construção da rampa da Duque de Caxias, moradores que passavam pelo local elogiavam a iniciativa. Fernando também publicou fotos e vídeos no seu perfil no facebook e centenas de pessoas interagiram nas primeiras horas.

 

O outro lado

A prefeitura informou, através de nota, que por muitos anos as calçadas de áreas centrais da cidade sofreram ações de desgaste e falta de manutenção, que contribuem para dificultar o acesso de cadeirantes.

A nota informa ainda que a prefeitura tem “um macroprojeto de revitalização do Centro, que contempla ações de acessibilidade e será efetivado brevemente. Também nos locais onde a prefeitura realiza intervenções viárias, essas ações já são providenciadas, não somente em relação às rampas de acesso para cadeirantes, como faixas elevadas e outros. Por outro lado, o Departamento de Posturas vem notificando proprietários de imóveis sobre irregularidades nas calçadas, para tomarem providências e se adequarem à legislação”, diz o documento enviado pela assessoria de comunicação da prefeitura.