Em razão do desabastecimento de combustível gerado pelo movimento dos caminhoneiros, vários setores de utilidade pública estão sendo afetados, entre eles o transporte coletivo, que está enfrentando sérias dificuldades para atender a essa necessidade básica da população, comprometendo assim o direito constitucional de locomoção (ir e vir) do cidadão.

Visando amenizar as consequências dessa situação, com impacto direto na rotina diária da sociedade, principalmente de quem depende desse meio de transporte, militares da 7ª Região da Polícia Militar realizaram na tarde deste sábado (26), a escolta de um caminhão tanque carregado de óleo diesel, para suprir a necessidade instalada pelo desabastecimento nos postos de combustível da cidade.

Desta forma a equipe policial militar se deslocou até a cidade de Juatuba onde manteve contato com um grupo de caminhoneiros que ali permanecem em greve. No local, mediante diálogo, foi exposta a necessidade de liberação do caminhão tanque contendo o óleo diesel destinado ao abastecimento da frota dos veículos do transporte público municipal de Divinópolis.

A carga encontra-se classificada como sendo de prioridade ao atendimento da população, conforme Lei Federal número 7.783 de 28 de junho de 1989 e estava retida na rodovia MG 050/com BR 262 desde o dia 23 de maio de 2018.

Continua após a publicidade

Conforme estabelecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil /MG (CEDEC), foi adesivado no parabrisa do caminhão escoltado, o selo da Defesa Civil, a fim de garantir a livre circulação pelas rodovias da região até a sua chegada ao destino, ou seja, no reservatório do Consórcio responsável pelo gerenciamento DE 80% do transporte público municipal, situado na rua N. Sra das Graças, bairro Manoel Valinhas (TRANCID).

Ressalta-se que na data de ontem (25), a Polícia Militar fez a escolta de vários cilindros de oxigênio até o Hospital São João de Deus, a fim de garantir a vida dos pacientes que deles dependem.

Assim, a Polícia Militar reafirma o seu compromisso em bem servir a comunidade, se mantendo atenta aos acontecimentos e sempre pronta a atender toda e qualquer necessidade da população, na efetiva garantia dos direitos previstos na Constituição, em especial a vida.