Quem tem o costume de usar as casas lotéricas para pagar a conta de luz já pode respirar aliviado. O convênio entre a Cemig e a Caixa Econômica Federal venceria nesta terça-feira (26), mas a concessionária anunciou que vai oficializar a prorrogação do contrato nos próximos dias. “Além da facilidade proporcionada pela parceria com o banco, os 8,3 milhões de clientes da Cemig continuam contanto com ampla rede credenciada para efetuar o pagamento de suas faturas, incluindo instituições financeiras, supermercados, grandes lojas varejistas e farmácias. “Para os consumidores que desejam ainda mais conforto, outra opção é o débito automático”, dia a nota.

No começo deste mês, após rumores de que o contrato estaria por um fio, uma audiência pública foi organizada pela Comissão de Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para pressionar a Cemig a manter o contrato.

O risco de rompimento do convênio aconteceu devido ao alto índice de reajuste que o banco pediu sobre a tarifa para continuar prestando o serviço. Segundo informações do Sindicato dos Lotéricos de Minas Gerais, a tarifa passaria de R$ 0,52 para R$ 0,73, por conta paga. 

O mesmo aconteceu no Paraná, onde, em fevereiro deste ano, a Copel cancelou o convênio depois de a Caixa pedir aumento de 47%. A parceria foi suspensa por um mês, até o governo estadual paranaense intervir, pedindo uma solução definitiva.

Continua após a publicidade

 

Em Minas Gerais

Segundo o Sindicato dos Lotéricos, existem mais de 1.600 casas lotéricas em todo o Estado. Dessas, cerca de 230 ficam na cidade de Belo Horizonte.