Ao menos 17 pessoas morreram em Quebec devido à onda de calor que atinge a parte leste do Canadá desde o fim da semana passada. O balanço foi divulgado por autoridades de saúde na quarta-feira (4).

Destas mortes, 12 aconteceram em Montreal, informou a diretora regional de saúde desta cidade, a médica Mylène Drouin.

Outras cinco mortes foram reportadas nas últimas 48 horas na região dos Cantões de Quebec, ao leste da cidade homônima, de acordo com o jornal La Tribune, que cita como fonte autoridades locais de saúde.

A temperatura em Montreal chegava nesta quarta-feira a 34ºC, mas com uma umidade que podia levar a sensação térmica além dos 40ºC. A partir de sexta-feira está prevista uma queda do registro dos termômetros.

Continua após a publicidade

"Mantenho contato com os que perderam um ser querido nesta onda de calor. As altas temperaturas vão se manter no centro e no leste do Canadá, de modo que se assegurem de se proteger e de proteger suas famílias", expressou nesta quarta-feira em um tuíte o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

As vítimas de Montreal são parte de um setor da população "muito vulnerável: pessoas idosas, doentes crônicos ou mentais" que não tinham ar condicionado em suas casas, explicou Drouin durante uma entrevista na televisão pública Rádio-Canadá.