Duas operações foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (6) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Divinópolis, chefiado pelo Ministério Público, contra grupos ligados a roubo de carga e tráfico de drogas no Centro-Oeste de Minas.

As operações, batizadas de "Covil dos Ladrões" e "Delivery" têm apoio das polícias Militar (PM), Civil e Rodoviária Federal (PRF).

 

Prisões e apreensões

De acordo com a PM, até às 9h30, 26 pessoas foram detidas durante cumprimento de mandados de prisão. Sete pessoas também foram presas em flagrante.

Continua após a publicidade

As operações ainda apreenderam R$ 46.117,30 em dinheiro, R$ 27 mil em cheques, aproximadamente 450 papelotes de cocaína e 23 veículos, além de produtos com indícios terem sido fruto de roubo de carga, rádio, notebook, calçados, cartões de crédito, celulares, tokens e centenas de calçados.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão e apreensão em Nova Serrana, Bom Despacho, Pitangui, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Divinópolis. Ao todo, 191 policiais e 49 viaturas participam das operações.

A polícia informou que as operações tiveram início em setembro de 2018. A operação "Covil de Ladrões" recebeu esse nome por referência à escolha dos investigados de uma mesma região como local de atuação.

Já a operação "Delivery" recebeu esse nome devido a um esquema de entrega de drogas a domicílio na região.

 

'Delivery'

Segundo a PM, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva na operação. As investigações apontam que traficantes realizavam a entrega domiciliar de drogas.

Ainda de acordo com a polícia, os entregadores investigados no esquema utilizam mochilas próprias para a entrega de lanches para chamar menos atenção.

 

'Covil de Ladrões'

Já na operação "Covil de Ladrões", foram expedidos 24 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e recuperação de veículos utilizados no esquema.

Conforme a PM, a operação visa neutralizar uma quadrilha especializada em roubos de carga, especialmente na BR-262.