Neste domingo (06), acontece a tradicional “entrega” das Folias de Reis em Tapiraí. Uma das tradições culturais mais marcantes do município é a Folia de Reis. 

A Companhia de Reis SAGRADA COROA, conhecida como Folia do Bananal entrega as 11h da manhã na fazenda do Sr Milton das Pingas, situada ás margens da BR-354, sentido Cachoeirinha, a Companhia de Reis COROA SANTA, conhecida como Folia do Córrego D’Areia, entrega a partir das 14h, em Medeiros, a Companhia de Reis CAMINHO DE BÉLEM, conhecida como Folia do Victor Tan, entrega a partir das 15h, no Poliesportivo, já a Companhia de Reis de TAPIRAÍ, conhecida como Folia dos Meninos, entrega a partir das16h na residência do Sr Zé Preto e Tânia.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. É o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz à tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

Em Tapiraí, a visitação das casas acontece do dia 01/01 até o dia 06/01. Cada Companhia é composta por devotos tocando instrumentos como caixas (tambores), pandeiros, além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecido em certas regiões como sanfona.

Continua após a publicidade

Além dos devotos, algumas Companhias compõem também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, em Tapiraí chamamos de “Capetinga”.
Durante os seis dias de visitação, várias famílias mantem a tradição e oferece café, almoço e janta aos foliões. 

As canções são sempre sobre temas religiosos. Contudo ao contrário dos reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes, mas sim receber doação (Esmola) do dono da casa. Todo o valor arrecadado é doado para uma instituição, ou para o Rei, responsável pela saída (01/01), ou para a Rainha, responsável pela entrega (06/01) das Folias de Reis.
 

Clique aqui e confira as fotos das Folias de Reis 2019