Um tenente da Polícia Militar e a mãe dele foram presos na manhã desta terça-feira (19) em Passos (MG) suspeitos de envenenamento de cães e gatos da cidade. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas da mulher e do filho, onde a polícia encontrou porções do veneno conhecido como chumbinho e armas.

A mulher de 53 anos, mãe do tenente, é a principal suspeita, diz a Polícia Civil.

“Ela acabou confessando a autoria do envenenamento de parte desses animais e, junto à sua confissão, no ato do cumprimento do mandado de busca, foram localizadas duas armas de fogo sem registro e munições. Portanto, ela acabou sendo presa em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo”, explicou o delegado Marcos Pimenta.

Na casa do militar, filho da suspeita, a polícia encontrou uma porção de chumbinho, que é proibido. Na rua da casa do policial, também houve registros de mortes de animais por envenenamento.

Continua após a publicidade

A Polícia Militar informou que aguarda ser notificada para ter um posicionamento sobre o caso.

 

As mortes

As investigações mostraram que os sete casos de envenenamento de cães e três de gatos começaram em abril de 2018 na cidade. A mulher de 53 anos aparece em imagens de câmera de monitoramento de vizinhos registradas na época.

No último dia 4 de março, ela aparece na filmagem com um celular na mão. Neste momento, ela teria despejado chumbinho no quintal de uma das casas. Mais tarde, ela teria jogado veneno em um lava jato para atrair outro cão. Nesta segunda-feira (18), mais um cachorro morreu envenenado.

Um dos animais intoxicados pertence a um delegado que trabalha em Alfenas. Ele foi socorrido a tempo e sobreviveu. Os cães do irmão do delegado também teriam sido vítimas de ataques.

“Até então, a gente pensava que era um ladrão querendo invadir a casa. Agora no carnaval, um gatinho que a gente tinha aqui em casa foi envenenado”, contou o engenheiro Theóphilo Gomes Ribeiro.

“Nós encaminhamos os animais, gatos e cães, também para necropsia, onde foi verificada a presença de chumbinho nas fezes, no intestino, no estômago. Foram robustecidos que esses animais foram envenenados”, confirmou o delegado Marcos Pimenta.