O garoto Ryner Felipe Oliveira Lacerda, de apenas 5 anos, foi agredido por um homem, de 60, nas Lojas Americanas do Pátio Savassi, nesse sábado (30). A mãe do menino conta que o filho é autista e havia esbarrado no desconhecido, que revidou com um tapa, xingamentos e ofensas racistas proferidas contra ela. O agressor foi preso em flagrante e aguarda audiência de custódia para esta terça-feira (2).

Estudante de Direito, a mãe da vítima, Arlinda Edleuza Oliveira da Mata, explica que ela e o filho estavam passeando pelo Pátio Savassi, na tarde desse sábado, quando foram até as Lojas Americanas para comprar balas.

“Como meu filho é autista, ele tem uma rotina estabelecida. Sempre faço esses passeios com ele. Pegamos três pacotes de balas nas Americanas e fomos para a fila. O Ryner tropeçou e esbarrou no homem, que deu um tapa nele e começou a gritar comigo”, relatou ao BHAZ.

“Não deixa esse moleque me encostar não”, teria gritado o homem. Mesmo com a mãe de Ryner tendo pedido desculpas, explicado que foi sem querer e que o filho é autista, o homem rebateu: “Fo**-se que ele é autista”.

Continua após a publicidade

Além de ter xingado e batido na criança, o agressor ainda teria proferido ofensas racistas à mãe do garoto. “Me chamou de preta, pu**, vagabunda, gorda e ficou falando para meu filho não encostar nele. Ele ainda falou que não se importava e não tinha medo de nada, que era rico e não teria consequências para ele”, conta Arlinda.

Garoto precisou ir ao hospital
O pequeno Ryner teve que ser levado para a emergência, por conta de uma crise. “Ele se desesperou e começou a dar socos na própria cabeça, chorava muito. Precisamos aumentar a dose do medicamento controlado que ele toma. Fico revoltada com essas situações, não aguento mais a forma que tratam meu filho só por ele ser autista”, desabafa.

Após o episódio, a mãe de Ryner ainda publicou um vídeo de como o filho estava, e que fez questão de frisar que o comportamento dele não é “frescura”. Nas imagens é possível ver o menino agitando e chorando bastante. Agora, ele também não quer mais comer e tem dormido mal.

Procurado pelo BHAZ, o Pátio Savassi disse que não irá se pronunciar, já que o fato ocorreu dentro das Lojas Americanas. A empresa, por sua vez, se posicionou por meio de nota. “A Lojas Americanas repudia qualquer forma de preconceito e discriminação e está à disposição das autoridades competentes para elucidar o caso”.