O Tribunal do Júri de Belo Horizonte julga nesta quinta-feira (9) o dono de uma funerária da cidade de Conceição do Mato Dentro, a 145 km da capital mineira, acusado de perseguir e matar o dono e o funcionário de um estabelecimento concorrente. Ele foi pronunciado por tentativa de homicídio e por homicídio com a qualificadora de motivo fútil.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o réu teria passado a perseguir e intimidar o dono, os familiares e os funcionários da Funerária Carvalho, depois que o estabelecimento foi aberto na cidade. Para o MP, o acusado não ficou satisfeito com o surgimento de um concorrente, já que a sua empresa era a única a funcionar no município. 

Ainda de acordo com a denúncia, no dia 14 de setembro de 2017, dois funcionários da concorrente foram baleados, a mando do réu, em uma estrada na zona rural da cidade, quando prestavam serviço para a empresa concorrente. Um pessoa morreu e a outra ficou ferida. 

Mais tarde o proprietário da funerária concorrente também teria sido assassinado pelo réu, dias antes de prestar um depoimento na Justiça sobre o acontecimento. Com isso, de acordo com a Justiça, os jurados do Conselho de Sentença ficaram com medo de atuar no processo e a juíza da comarca responsável pelo caso solicitou a transferência para Belo Horizonte, onde ocorre o julgamento. 

Continua após a publicidade

O julgamento foi desaforado para Belo Horizonte depois de pedido apresentado pela juíza da comarca. O desaforamento é uma decisão jurisdicional (e não administrativa) que consiste no deslocamento da competência do julgamento final em plenário do júri de uma comarca para outra.