Um lavrador de 51 anos precisou passar por uma cirurgia para a retirada de uma pedra na bexiga. O material retirado do homem tinha mais de 1,3 kg e 18 cm de comprimento.

Segundo a equipe médica do hospital, há aproximadamente 10 anos, o paciente disse que sentia uma ardência ao urinar e um peso na barriga. Contudo, somente em janeiro deste ano ele procurou um médico para saber as causas.

Após a realização de exames, a equipe identificou um cálculo de 10 cm na bexiga e, logo após,o paciente foi encaminhado para Salvador (BA), onde foi informado que precisaria passar pela cirurgia.

As pedras na bexiga ão causadas, geralmente, pela inflamação do órgão. O corpo desidratado ou a urina muito concentrada acarretá na formação de cristais, que podem acumular e criar uma pedra cada vez maior ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

A pedra, retirada no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, nessa segunda-feira (20), é uma das maiores já registradas no mundo, de acordo com o 
cirurgião João Cleber Coutinho. O procedimento durou cerca de uma hora e, além do cirurgião, outros cinco especialistas participaram do procedimento

O paciente, que não teve o nome divulgado, permanece internado. De acordo com os médicos, ele está bem, consciente e conversando.