O bom exemplo dos torcedores do Japão na Copa do Mundo no Brasil, repetido por outras equipes na Taça Libertadores – como o Talleres contra o São Paulo e o Deportivo Lara contra o Cruzeiro – serviu de inspiração para garotos do time de futsal do Colégio Mais, da cidade de Luz, no Centro-Oeste de Minas. A equipe disputou uma etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) no município de Oliveira e deixou a sala usada como alojamento limpa e com um recado de agradecimento. Para o professor de Educação Física da escola, Diego Paulino, é o foco do trabalho: carinho, respeito e gratidão.

O Colégio Mais tem três anos de fundação e participou pela primeira vez do Jemg, na modalidade de futsal masculino. A disputa foi na etapa microrregional, disputada na cidade de Oliveira, que terminou no último fim de semana. O colégio conquistou a medalha de bronze do módulo I.

Durante cinco dias, os garotos com idades entre 13 e 17 anos, ficaram alojados na Escola Estadual Francisco Fernandes. Antes de voltar para casa, limparam toda a sala de aula em que se acomodaram e deixaram uma mensagem em agradecimento pela forma como foram recebidos.

Continua após a publicidade

– O colégio foi criado para fazer um trabalho diferenciado. A gente foca muito no respeito, gratidão. Fomos muito bem recebidos e o pessoal nos acompanhou durante os cinco dias. Conversando com os meninos, pensamos em fazer algo. Quando chegamos, a sala estava arrumada e limpa. O mínimo era devolver do jeito que recebemos. Resolvemos fazer um cartão, mas como não tínhamos o cartão, fizemos no quadro uma surpresa para a pessoa que fosse arrumar. Estaríamos mostrando gratidão pela forma como fomos recebidos – explicou o professor.

Assim como os japoneses deram o exemplo nas arquibancadas em 2014, a ideia, segundo Diego Paulino Pereira, é fazer com que a atitude possa repercutir em outros meios.

– O Japão começou na Copa do Mundo, o pessoal limpando as arquibancadas. O exemplo vai seguindo adiante, não é que tivemos a ideia. Acompanhamos as notícias e vemos as equipes fazendo isso. Tiveram uma atitude positiva e tivemos também. Isso pode atingir as outras pessoas e aos poucos podemos mudar – disse Diego.

Esta não foi a primeira vez que os alunos praticaram boas ações. O professor de educação física contou que o colégio foi convidado para uma competição em Bambuí. Depois de usar a arquibancada do ginásio, os alunos voltaram e deixaram o local limpo.

Torcida do Japão limpa Arena Pernambuco na Copa de 2014 — Foto: Reprodução / Facebook

 

– A gente procura trabalhar desta forma. Pequenas atitudes que podem mudar. A ideia é fazer nossa parte e esperar que sirva de exemplo para as outras pessoas. Quem sabe as outras delegações não começam a fazer e ter mais gratidão, carinho quando voltar? – ressaltou Diego.

A diretora da Escola Estadual Francisco Fernandes, onde os garotos de Luz ficaram hospedados, Edna Gorete Rodrigues, comentou que foi a primeira vez que receberam alunos do Jemg e que a atitude também foi uma experiência nova.

– Parecia que eram nossos alunos. Trocamos informações sobre as cidades e tivemos um entrosamento muito bacana. Quando vimos a mensagem, ficamos muito emocionados e felizes com esse reconhecimento – concluiu.

Deportivo Lara limpa vetsiário do Mineirão após derrota para o Cruzeiro — Foto: Divulgação / Deportivo Lara

 

Talleres limpou o vestiário no Morumbi após a partida pela Libertadores — Foto: Reprodução/Talleres