Os oficiais de Justiça, acompanhados de vários policiais militares chegaram por volta de 06h00 desta terça-feira (18) na fazenda Maranhão para cumprimento de mandado judicial de reintegração de posse. O mandado foi expedido pela Vara Agrária da Comarca de Belo Horizonte.

A fazenda foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no dia 06 de janeiro deste ano. A propriedade tem aproximadamente 1300 hectares e fica em Córrego Danta, nos limites do município com Campos Altos, à cerca de 500 metros da BR-262, próximo ao posto Minas Gerais no km 577.

Houve várias tentativas de conciliação, inclusive uma audiência realizada no Fórum de Campos Altos. Cerca de 140 policiais da PM de Bom Despacho, Luz, Divinópolis, Lagoa da Prata, Belo Horizonte e Córrego Danta. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros de Campos Altos, o secretário de Assistência Social de Campos Altos e Conselheiros Tutelares de Campos Altos estiveram no assentamento.

As negociações foram tranquilas, mas os integrantes do MST resistiam. Porém, às 07h20 houve um acordo e os sem-terra concordaram em deixar a fazenda. Segundo a PM, enquanto as barracas eram desmontadas, o Governo do Estado ordenou para que os militares abandonassem o local. Sem segurança, os oficiais de Justiça deixaram a propriedade e a reintegração de posse foi adiada.

Continua após a publicidade

Segundo o líder do grupo, os integrantes permanecerão no assentamento durante 15 dias. Neste período haverá uma reunião com governantes para decidir o que será feito. A Justiça deve aguardar, pois sem apoio policial não há a possibilidade de realizar a reintegração.