O município de Capitólio foi o anfitrião do Seminário Nacional de Governança para o Turismo, que reuniu de 11 a 13 de julho mais de 700 participantes de 17 estados brasileiros. O evento, que aconteceu no Clube Campestre Escarpas do Lago, também apresentou a Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Minas Gerais, com 37 estandes que expuseram os atrativos turísticos e os produtos gastronômicos e culturais do Sudoeste Mineiro e de outras regiões do estado.

Boas práticas em gestão de turismo, alternativas de financiamento, marketing turístico, programas de capacitação e outras ações de apoio ao setor turístico foram os temas de 25 palestras realizadas durante os dias de intensa programação.

O público foi formado por autoridades das esferas federal, estadual e municipal, e por empresários e profissionais do trade turístico. Estavam ali representados, além de Minas Gerais, os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Capitólio, experiência exitosa

Continua após a publicidade

Município com aproximadamente nove mil habitantes, Capitólio se tornou referência de destino turístico, ao lado de consagrados destinos nacionais e internacionais. Mas, com o aumento do fluxo de visitação, surgiu o desafio de implantar uma gestão visando ao crescimento econômico por meio do turismo sustentável.

O prefeito José Eduardo Vallory relatou aos participantes do seminário a trajetória percorrida pela administração municipal que passou a implantar, há seis anos, planejamentos e políticas públicas para profissionalizar a atividade turística e desenvolvê-la não somente do ponto de vista dos atrativos ligados ao Lago de Furnas, mas também voltados à gastronomia, cultura e qualidade de vida.

Dentre as ações está a Lei Municipal N. 11 de 2017, Lei do Turismo, que regula os serviços turísticos na cidade. A lei abrange: cadastramento de embarcações e veículos de turismo terrestre (4x4), regras para acesso de ônibus de fretamento (excursões) e implantação da taxa de turismo.