o leste da Inglaterra, um homem de 72 anos foi parar no hospital por estar com dificuldades respiratórias e tossindo sangue. Pelo quadro, poderia ser apenas mais um caso de pneumonia, contudo, a origem dos sintomas foi uma surpresa para os médicos: uma dentadura presa na laringe do idoso.

Os profissionais suspeitam que o homem tenha engolido a prótese dentária oito dias antes de dar entrada no hospital com o problema na laringe. Imaginam que o acidente tenha ocorrido quando ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cisto na região do abdômen. O caso trouxe à tona uma discussão nem tão conhecida: próteses dentárias precisam ser retiradas antes de submeter alguém à anestesia geral?

O Colégio Real de Anestesistas da Grã-Bretanha aponta em seu site os prós e contras de cada alternativa, mas defende a remoção da dentadura antes de procedimentos, explicando a situação aos pacientes. “[As próteses] podem ser desalojadas ou danificadas quando o anestesista insere o dispositivo de vias aéreas artificiais”, afirmam, como reporta o The Guardian.

Mas, dependendo da situação, o procedimento ideal pode ser exatamente o contrário: “Às vezes seu anestesista pode pedir para você deixas seus dentes falsos no lugar. Isso é mais provável se você tiver dentes verdadeiros entre os falsos, e o anestesista acreditar que os dentes falsos ajudarão a proteger os naturais”.

Continua após a publicidade

O que é essencial em todas as cirscunstâncias é o paciente não se esquecer de avisar os profissionais da saúde sobre a presença de qualquer tipo de prótese dentária antes de um procedimento que exija anestesia. Como explicam os responsáveis pelo caso em um estudo publicado no periódico BMJ Case Reports, todos os membros da equipe médica precisam saber da existência de uma dentadura — antes e depois do procedimento em questão.

No caso do senhor inglês, o diagnóstico demorou, mas foi feito com graças a exames de raio-X, e, alguns dias após sua internação, a dentadura foi removida com o auxílio de uma pinça.