Um homem foi detido na manhã desta quarta-feira (28), após atingir um cachorro com uma barra de ferro no centro de Piumhi.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMAm), policiais após receberem a informação de que um homem teria espancado um cachorro com uma barra de ferro, o colocado em um saco de lixo e posteriormente em uma lixeira. Militares encontraram o animal ainda com vida, agonizando no local indicado.

De imediato o cão foi levado para o canil municipal, sendo atendido pelo médico veterinário, que constatou que o mesmo estava sem movimentos, ferimento do olho esquerdo, salivação e tremor, além de afundamento na região da cabeça, não apresentando condições de vida, sendo necessário a realização de eutanásia.

Com a identidade do suposto agressor em mãos, os militares localizaram o homem e deram voz de prisão. Foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência e o autor foi liberado em seguida.

Continua após a publicidade

O OUTRO LADO

O Jornal 104 FM foi procurado na tarde desta quarta-feira pelo suspeito de agressão do cachorro o Sr. Paulo Brás, conhecido como “Paulinho do Açougue”. Segundo ele, o cão pertencia a um de seus funcionários e a cinco dias vinha apresentando sintomas como: falta de apetite, choro, espasmos, dentre outros e que diante disso ele providenciou o tratamento e a medicação necessária.

Ele ainda afirma, que adora cachorro e que sempre tratou dos cães de rua em frente ao seu estabelecimento comercial e que inclusive é proprietário de cães e que as Ongs de proteção aos animais sabem dessas suas atitudes.

Paulinho diz ainda, que levou o animal a um veterinário antes do fato, e alega ainda, que entrou em contato com o Canil Municipal para que viesse recolher o cão nas imediações da praça Francisco Campos, porém, suas ligações não foram atendidas.

O autor também disse ao JORNAL 104 FM, que ficou preocupado, pois, segundo a veterinária o animal tinha cinomose, uma doença altamente contagiosa e que temendo pela contaminação de outros animais e pessoas, optou por sacrificar o animal.
Paulinho deixa claro, que agiu de maneira errada, mais que o tempo todo pensava no sofrimento do cão e na saúde das pessoas e crianças do local.

Entramos em contato com o veterinário do canil o Sr. Rogério Arantes, para questionar sobre o caso. De acordo com ele o cão aparentava uma lesão cerebral, não sendo possível afirmar que se tratava de cinomose.

MAUS-TRATOS É CRIME

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, a prática criminosa prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.