Um coordenador pedagógico do Colégio Estadual Machado de Assis foi morto por um aluno dentro da escola, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta sexta-feira (30), segundo informou a Polícia Civil. A investigação inicial aponta que Bruno Pires de Oliveira, de 41 anos, foi esfaqueado por um jovem de 18 anos, que fugiu de moto após o crime.

O crime aconteceu por volta das 12h30. O coordenador chegou a ser socorrido, segundo a polícia, para uma unidade de saúde em Águas Lindas de Goiás, de onde foi transferido para um hospital em Ceilândia, no Distrito Federal, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

As aulas estão suspensas na escola, onde foram colocados cartazes e uma faixa preta para comunicar o luto.

Segundo o delegado responsável pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), Cleber Martins, ao que tudo indica, o aluno não ficou satisfeito ao ser cortado de um projeto esportivo na escola e resolveu tirar satisfação com o coordenador, o que resultou no crime.

Continua após a publicidade

“Ele [suspeito] estava dentro de um projeto de esporte e decidiram por tirá-lo. O coordenador teria sido um dos que tinha defendido a saída dele. Em razão disso, ele foi procurar o professor, que atua como coordenador, e deu uma facada nele dentro da escola, na frente de outros funcionários”, disse Cleber Martins.

Ainda segundo a polícia, o suposto autor é aluno do 9º . "O professor foi atingido por uma facada que perfurou o fígado", diz nota da Polícia Civil.

O delegado informou também, segundo foi relatado por funcionários à Polícia Militar, que o aluno tinha sido retirado do projeto esportivo, que fazia em horário diferente das aulas, como consequência do baixo rendimento escolar.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) lamentou a “morte violenta do coordenador pedagógico Bruno Pires de Oliveira".

"É lamentável. Mais uma morte trágica no ambiente escolar, que reitera a necessidade da proteção dos/as profissionais da Educação. É preciso agir para que vidas não mais sejam retiradas. Basta de tanta violência! A Educação pede paz!”, disse a presidente do Sintego Bia de Lima (veja a nota abaixo na íntegra).

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também lamentou a morte do coordenador que atuou como professor de Geografia, e disse que acompanha o caso.

"A Seduc Goiás informa que já enviou uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistentes sociais e integrantes da Superintendência de Segurança Escolar, para dar o suporte necessário aos estudantes, professores e familiares do professor", diz a nota (veja abaixo na íntegra).

O governador Ronaldo Caiado (DEM) usou uma rede social para falar sobre a morte de Bruno.

“Todo o Estado de Goiás está de luto pela morte do professor Bruno Pires de Oliveira. Que nossas orações ajudem a trazer conforto à família do professor e à comunidade escolar. Não podemos mais conviver com a violência nas nossas escolas. Construir a cultura da Paz no ambiente escolar é um desafio grande e urgente. É tarefa de todos nós, ou a paz não será de ninguém”, publicou.

Outro caso

 

Em quatro meses, este é o segundo coordenador morto por um aluno dentro de uma escola estadual no Entorno do Distrito Federal. Em 30 de abril deste ano, segundo a polícia, um adolescente de 17 anos matou a tiros o responsável pela Escola Estadual Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, após uma discussão. O menor foi apreendido dias depois.

 

Nota Seduc:

"É com extremo pesar que a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) informa o falecimento do professor Bruno Pires de Oliveira, 41 anos, que lecionava Geografia e ocupava o cargo de coordenador de turno no Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas de Goiás.

A Seduc Goiás informa que já enviou uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistentes sociais e integrantes da Superintendência de Segurança Escolar, para dar o suporte necessário aos estudantes, professores e familiares do professor.

Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil já estão trabalhando para elucidar o caso e, principalmente, entender o que aconteceu na unidade escolar".

 

Nota do Sintego:

"O Sintego lamenta profundamente a morte violenta do coordenador pedagógico Bruno Pires de Oliveira, do Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas. Ele foi esfaqueado na tarde desta sexta-feira (30), por um estudante do colégio. O professor foi socorrido, porém não resistiu.

'É lamentável. Mais uma morte trágica no ambiente escolar, que reitera a necessidade da proteção dos/as profissionais da Educação. É preciso agir para que vidas não mais sejam retiradas. Basta de tanta violência! A Educação pede paz!', disse a presidenta do Sintego, Bia de Lima.

A diretoria e funcionários/as do sindicato se solidarizam com a dor dos familiares, amigos/as, alunos/as do coordenador. Aguardamos mais informações sobre o ocorrido".