Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis de dengue no Brasil, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Em 2019, foram notificados 482.739 casos suspeitos e 154 pessoas morreram em decorrência da doença em MG.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a taxa de incidência (número de casos a cada 100 mil habitantes) de dengue em Minas Gerais é de 2.280,4. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.

No Brasil, ao todo, foram notificados 1.489.457 casos prováveis de dengue, no período de 30/12/18 até o último dia 12 de outubro. O estado com o maior número de óbitos confirmados pela doença é São Paulo, com 247.

A campanha de combate à dengue foi antecipada na primeira quinzena de setembro, devido ao alto número de casos. Mais chuva em determinadas regiões, altas temperaturas, menos prevenção, mais pessoas suscetíveis à doença e mudança do sorotipo são alguns dos fatores que colaboram para esse aumento.

Continua após a publicidade

 

Zika e chikungunya

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde traz ainda o número de casos prováveis de zika e chikungunya notificados em Minas Gerais. Foram 2.769 suspeitas de chikungunya no estado e 1 óbito confirmado pela doença. A zika não matou em Minas Gerais, mas foram registrados 774 casos prováveis da doença ao longo do ano.