Uma aluna cadeirante da Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos (SP), tem que ser carregada pelos colegas para assistir aula no 2º andar, porque o elevador da unidade está quebrado. 

Segundo os alunos, o equipamento está parado desde o início do ano e a menina não consegue chegar até a sala onde ocorrem as aulas de informática. Eles fizeram um vídeo mostrando a menina na cadeira sendo carregada pela escada.

A gravação surpreendeu a mãe da garota. “A escola sempre atendeu a minha filha muito bem. Como a escola não tem rampa, eles disseram que a sala dela ia ser no térreo então não me preocupei, mas ninguém me informou em relação à aula de informática. Eu entrei em choque, não soube o que fazer e ainda não falei com a escola”, afirmou.

A menina estuda na unidade há três anos e não quer mudar de escola, mas diz que tem medo de cair ou de machucar alguém quando é transportada pelos colegas.

Continua após a publicidade

 

“Queria que arrumassem o elevador para ninguém mais ficar com dor nas costas, só isso. Eu gosto bastante de lá, tenho bastante amizade, converso com todo mundo”, afirmou a garota.

 

Conserto

A dirigente regional de ensino, Débora Blanco, disse que o elevador passou por manutenção duas vezes neste ano para consertar a placa e somente em agosto, a escola comunicou que a manutenção não era suficiente e que a peça deveria ser trocada e, para isso foi preciso fazer uma licitação para a contratação do serviço.

Disse ainda que o elevador será consertado nesta quinta-feira (7) e que a escola será orientada para evitar que a estudante tenha que acessar o segundo andar.

"Isso não deve acontecer e a diretoria vai orientar a escola para que pense outra forma para a estudante não se privar da aula de informática", afirmou Débora.