Com um objetivo simples: oferecer espaço à comunidade para o cultivo do hábito da leitura, a servidora da prefeitura de Divinópolis, Maria Aparecida Gonçalves, irá inaugurar, nesta terça-feira (10), uma biblioteca comunitária na garagem da casa dela, no bairro Lagoa dos Mandarins.

A iniciativa ganhou o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) para a arrecadação de livros.

“O apoio do sindicato foi fundamental, estive aqui em agosto e desde lá tenho recebido muitas doações, inclusive muitas doações o sindicato levou até minha casa “, conta a servidora.

Mesmo com a inauguração, os interessados poderão continuar ajudar o sonho de Maria. Agora, a Biblioteca Comunitária diante de tantas doações precisa de mais prateleiras e um computador em boas condições de uso.

Continua após a publicidade

Para listar os mais de 1500 livros recebidos, Maria Aparecida conta que fez tudo a mão, por isso a necessidade de um computador  para catalogar os livros e facilitar a pesquisa ao acervo.

“Primeiro eu preciso de prateleiras, sem prateleiras eu não consigo receber mais livros. Até agradeço quem tiver livros para doar, se puder guardar para um futuro, até eu ter mais prateleiras para colocar. Espaço eu tenho, não tenho é prateleira”, disse.

Outro item importante para quem quiser abraçar o projeto é doação das carteirinhas. 

“Gostaria de pedir apoio para elaboração das carteirinhas, alguma gráfica ou alguém que pudesse doar. É coisa simples, um pedaço de papel, com os dados do leitor, endereço, telefone, espaço para pregar a foto, os dados com a data de empréstimo e a data devolução. Seria para eu ter um controle maior em relação à devolução”, explicou.

Espaço

Maria conta que além dos leitores poderem levar o livro para casa, na Biblioteca Comunitária haverá espaço para leitura e pesquisa. 

Futuro

O gosto pela leitura, que Cida despertou ainda na infância, ela quer agora incentivar as crianças da sua comunidade. Para isso ela convidou os alunos do Cemei do Lagoa dos Mandarins para estarem no dia da inauguração, conhecendo o novo espaço do bairro

Doações

Para ajudar nas doações, os interessados poderão entrar em contato com a servidora pelo telefone: (37) 3216-1723 ou pelo celular 9-98833-6422, A Biblioteca Comunitária fica na Rua Rodrigo Duarte Silva, nº 71, no Bairro Lagoa dos Mandarins.