Um médico de 35 anos foi preso após fugir de uma equipe da Guarda Municipal, na madrugada desta terça-feira (10), em  Belo Horizonte. De acordo com a instituição, ele apresentava sinais de embriaguez. 

Guardas municipais faziam patrulhamento de rotina próximo à praça do Papa, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital, quando avistaram um carro CRV em alta velocidade e o motorista praticando direção perigosa. 

"Iniciamos uma operação de cerco e bloqueio, foram dadas várias ordens de parada utilizando sinais sonoros e luminosos, mas o motorista não parou empreendendo fuga sentido centro da cidade. Ele deve ter atingido 160 km/h na avenida Afonso Pena com pista molhada colocada várias pessoas e veículos em risco", explicou o subinspetor dos Santos.

O médico dirigiu pela contramão por várias vezes e outras viaturas foram empenhadas para apoio. Durante a perseguição, o homem bateu em uma das viaturas e jogou o CRV para cima de guardas que participavam da ocorrência. Por sorte, ninguém se feriu. 

Continua após a publicidade

"Ele subiu no meio fio, bateu em placas de sinalização e por dez vezes demos ordem de parada e ele não respeitou. Nós tivemos que efetuar disparos contra os pneus traseiros do veículo. Ao ser abordado, ele estava muito exaltado e com sinais visíveis de embriaguez como fala desconexa, hálito etílico, andar cambaleante e olhos avermelhados", detalhou o guarda municipal. 

O médico se recusou a passar pelo teste do bafômetro.  Durante a fuga, ele teria dispensado alguns materiais em uma sacola. Segundo os guardas, os materiais seriam três buchas de maconha. 

O médico foi encaminhado ao Detran. Na delegacia, a reportagem tentou contato com o advogado do cirurgião, que, por enquanto, não vai se manifestar.

Procurado, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais informou que não irá se manifestar, pois o médico não estava em exercício da profissão, "cabendo às autoridades competentes a apuração dos fatos".

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o médico foi autuado por embriaguez ao volante, direção perigosa, dano qualificado e porte de droga. Não cabe fiança e ele será encaminhado ao sistema prisional. Em 2009, há um registro do profissional também por porte de droga. Em 2011, ele teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por direção perigosa e embriaguez ao volante.