O garoto belga que conquistou atenção mundial por estar prestes a se formar em engenharia elétrica aos 9 anos decidiu abandonar a faculdade na reta final. Caso completasse a graduação nesta idade, Laurent Simons conquistaria o título de mais jovem graduado do mundo pelo Guinness Book.

A decisão de deixar o curso foi tomada depois de uma disputa entre a família e a universidade sobre a data de formatura do garoto. Segundo o G1, os pais de Laurent queriam que ele completasse a graduação antes de completar 10 anos, no dia 26 de dezembro. A Universidade Tecnológica de Eindhoven, por outro lado, afirmou em nota que o estudante precisaria de mais cerca de seis meses para fazer os exames restantes.

Hoje, o recorde mundial pertence ao estadunidense Michael Kearney, que se formou em antropologia aos 10 anos e 4 meses, em junho de 1994.

Em uma reunião na segunda-feira (9), a universidade holandesa apresentou à família um plano que previa a graduação de Laurent para meados de 2020. Insatisfeitos com a data, os pais decidiram tirar o filho do curso e aceitar a proposta de uma universidade dos Estados Unidos, onde o garoto concluirá a graduação e já começará um doutorado, também em engenharia elétrica.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao G1, Alexander Simons, pai de Laurent, explicou que a Universidade de Eindhoven já havia aceitado o cronograma que previa a conclusão do curso em dez meses, encerrando em dezembro. Segundo ele, quando a instituição ficou sabendo da proposta da universidade norte-americana, passou a criar empecilhos e reduzir o ritmo combinado.

A instituição, no entanto, afirma o contrário em nota divulgada à imprensa: “A universidade gostaria de ressaltar que, para o Laurent, nenhuma concessão foi feita em termos dos requisitos de qualidade para os estudos. Seu percurso de estudo cumpre as regulações de educação e avaliação do programa de bacharelado em engenharia elétrica”.

Com um QI estimado em 145, Laurent Simons tem como objetivo de carreira desenvolver órgãos humanos artificiais. “Ele quer estudar medicina, física, matemática, as matérias que ele acha serem necessárias para chegar a esse objetivo. Por enquanto, é engenharia elétrica, e ele vai conseguir o diploma”, afirmou o pai na entrevista.