“Fiquei totalmente sem chão, só hoje de manhã consegui fazer essa publicação. Meu mundo caiu na hora, só queria sair dali e levar minha filha para casa”. O desabafo que abre esta matéria é de Maria Auxiliadora Salles, mãe da menina de 10 anos que denunciou, por meio do Facebook, ter percebido que a filha estava no colo de um Papai Noel, no Big Shopping, em Contagem, no momento em que ele aparentava estar excitado.

A mulher conversou com o BHAZ na tarde desta quarta-feira (11) e contou que pretende procurar a polícia para registrar o caso. “Eu fiz o alerta por já ter presenciado situações assim. A gente precisa cuidar dos nossos filhos e também ficar um pouco mais alerta”, relata.

Segundo Maria Auxiliadora, ela e a filha foram ao shopping nessa terça-feira (10) e a menina pediu para tirar fotos com o Papai Noel. Ao fazer os cliques, a mulher diz ter percebido que o homem trocou a garota de perna e que ela estava sentada ao lado do pênis dele.

“Ela ficou sentada na perna direita, do lado que estava o pênis dele, foi aí que eu percebi a situação”, disse. “Eu peguei a mãozinha dela e tirei ela de lá, depois disso não consegui fazer mais nada. Tinha que pagar contas e não consegui, queria voltar para casa de aplicativo, mas nem um motorista eu consegui chamar”, explica.

Continua após a publicidade

A mãe ainda diz não ter deixado a filha perceber o que havia ocorrido, justamente para preservá-la. “Não deixei ela perceber o que eu vi por não querer que ela fique com o psicológico abalado. Minha intenção era alertar outras pessoas, minha família mesmo estava pronta para levar outras crianças lá. Diante de tudo que ocorreu, eu quero fazer uma denúncia”, finaliza.

Familiares do Papai Noel informaram ao BHAZ que também procuraram as autoridades para registrar o caso e que vão contar com o auxílio de um advogado para lidar com os desdobramentos da situação, que acreditam ser um equívoco.

O Big Shopping, por sua vez, emitiu uma nota em que lamenta o ocorrido e diz que o Papai Noel não está mais disponível para fotos. Segundo o shopping, o restante da programação de Natal segue normalmente.

Criança é responsabilidade de TODOS

Coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, Isabella Sturveneker conversou com o BHAZ a respeito dos julgamentos direcionados à mãe da garota na situação envolvendo o Papai Noel. Segundo ela, é preciso repensar e compreender a motivação pela qual a responsabilidade para com os filhos, de maneira geral, sempre recai sobre a mãe, inclusive em situações nas quais elas não têm controle.

“A sociedade nunca quer saber do pai, a responsabilidade sempre recaí sobre a mãe e isso é um problema social. Precisamos pensar a perspectiva dessa mulher que tirou um tempo para passear com a filha, mesmo atarefada, e se deparou com essa situação”, explica.

‘Vergonha que não é dela’

“Mesmo querendo proteger a filha pra que essa violência não se agravasse, a mãe continua sendo julgada. Existe essa mentalidade atrasada e reacionária a respeito do que é o papel da mãe, mas também uma dificuldade em se colocar no lugar dessa mulher”, diz.

Segundo Isabella, embora a mãe estivesse no shopping como responsável direta pela filha, a questão da violência é um problema de todos, principalmente quando envolve crianças. “Até em situações de violência as pessoas impõem essa responsabilidade e ficam procurando por justificativas na pessoa violentada, quando deveria ser o contrário”, diz.

“A responsabilidade deveria ser puxada para o shopping, para os agressores de maneira geral e não para as vítimas. As crianças são responsabilidade de todo o coletivo, principalmente em um espaço publico”, pondera.

“Além de carregar a dor da violência, a mulher ainda precisa carregar uma vergonha que não é dela. Como querem que ela reaja se, ao reagir, ela se torna alvo de julgamentos. É preciso repensarmos essa lógica”, finaliza.

Vesão do acusado

Papai Noel suspeito de ficar excitado alega inflamação no testículo e reforça caráter: ‘Trabalho com crianças há 20 anos’

O Papai Noel suspeito de ficar excitado enquanto tirava fotos com uma criança, em um shopping de Contagem, na Grande BH, alegou nesta quinta-feira (12) que jamais teria coragem de “fazer isso” e que o volume na calça teria como causa uma inflamação no testículo. O homem de 58 anos ainda afirmou que vai processar a mãe responsável pela publicação no Facebook que gerou a denúncia.

“Todos conhecem o meu caráter e sabem que não teria coragem de fazer isso. Tem mais de 20 anos que trabalho com crianças”, afirmou o ator, que terá seu nome preservado até que a investigação da Polícia Civil seja concluída. A corporação diz, por nota (leia na íntegra abaixo), que já abriu inquérito para apurar as denúncias de importunação sexual contra o “Papai Noel” e calúnia, contra a mãe.

Em entrevista ao BHAZ, o homem ainda afirmou que já interpreta o Bom Velhinho há cinco anos e jamais se envolveu em uma denúncia do tipo. Ele justificou o volume flagrado na foto a uma inflamação em um órgão do sistema genital, conhecida popularmente como água no testículo.

“Há oito anos fui diagnosticado com hidrocele testicular, e isso faz com que o volume fique maior quando eu sento. Tenho laudo comprovando e vou anexar tudo no processo””, disse o ator. O homem, no entanto, se recusou a enviar os documentos comprovando a inflamação à reportagem ao alegar que vai anexar tudo no processo judicial.

O homem contou ainda que tem o interesse de fazer uma cirurgia e o procedimento quase foi realizado há dois anos. “Estava com tudo pronto, mas perdi o plano de saúde e não consegui a cirurgia”.

Hidrocele testicular    

Procurada pelo BHAZ, a Associação Brasileira de Urologia de Minas Gerais confirmou que a hidrocele testicular causa o inchaço do testículo quando homem fica sentado por muito tempo e que trata-se de uma inflamação que não causa dor.

“Ela acontece na camada em volta do testículo e causa o aumento no volume do escroto. O paciente não sente dor, mas por conta da estética pode gerar constrangimento”, explica o presidente da associação, Pedro Romanelli.

O presidente ainda disse que é comum entre pacientes com esse tipo de enfermidade passarem por constrangimentos. “Recebo com frequência relato de homens com hidrocele testicular de pessoas que pensam que eles estão excitados por conta do volume gerado na calça”, diz Romanelli, que ainda afirma que a inflamação não tem uma causa específica.

‘Não dormi’

O “Papai Noel” conta que está enfrentando um pesadelo desde que a publicação foi feita, ontem. “Minha mulher não conseguiu trabalhar hoje, nem minha filha e mãe. Eu não dormi essa noite, tudo por causa dessa infeliz publicação”, conta, emocionado. 

“Estou sem chão. Já fiz uma queixa crime na Polícia Civil e estou juntando os papéis para processá-la. Vou me defender sem ofender ninguém. Da forma que ela colocou parece que eu abusei a menina”, complementa.

Ainda sobre a postagem da mulher, o homem questiona o motivo da autora não ter procurado a polícia e a segurança do mall. “Do lado de fora do Big Shopping tem um posto policial e no próprio shopping os seguranças. Se eu fiz algo errado por que ela não procurou as autoridades?”. 

Por fim, o “Papai Noel” pede para que as pessoas pesquisem ou procurem as autoridades antes de fazer qualquer publicação com teor de denúncia. “Não saia compartilhando as coisas sem saber a realidade dos fatos, pois pode mudar a vida de uma pessoa”.