O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado na cidade de Formiga e responsável pelo atendimento de outras sete cidades vizinhas (Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata Pains) traz algumas informações e orientações referentes às chuvas que vem caindo na região desde a data de ontem:

 

1- Estamos realizando o acompanhamento constante dos índices pluviométricos, sendo verificada uma precipitação acumulada de 116,8 mm, considerando o período de 00h00min do dia 23/01/2020 até as 18h00min do dia 24/01/2020. Apesar de ser um volume considerável, as chuvas estão sendo bem distribuídas durante o período, favorecendo o escoamento e drenagem da água pluvial. O volume citado tem como referência os dados da Estação Meteorológica Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizada no município de Formiga-MG, a qual fornece tais dados em tempo real.

 

Continua após a publicidade

2- Até o momento não foram atendidas ocorrências complexas ocasionadas pelas chuvas, destacando-se apenas alguns pequenos alagamentos em residência ocasionados pela ineficiência do sistema de escoamento, quedas de árvores sem atingir pessoas e bens e pequenos desmoronamentos de vias;

 

3- Além disso, estamos realizando vistorias periódicas para verificar o volume dos rios e as áreas de risco geológico mapeadas. As pessoas que moram próximas a encostas e taludes devem ter atenção redobrada, visto que o grande volume de água drenado pelo solo nesses locais potencializa o acontecimento de deslizamentos e escorregamentos de massa.

 

4- Todos devem manter a acalma, ficar atentos e caso identifiquem alguma situação de risco, devem ligar 193 para que uma de nossas equipes desloque ate o local para verificar a situação.

 

⛈ Previnir-se nunca é demais. Aqui estão mais algumas dicas para garantir a sua segurança durante os temporais.

.

‼Conheça os números dos serviços de emergência (especialmente o 193 - Corpo de Bombeiros Militar).

.

‼Fique atento aos rios e águas perto de sua casa. Se o nível aumentar rapidamente, abandone o local.

.

‼Ao estacionar seu veículo, prefira locais elevados e distantes de árvores e postes.

.

‼Atenção aos raios! Desligue aparelhos elétricos das tomadas, fique longe das janelas e não se abrigue perto de árvores e postes, pois eles os atraem. ⚡

.

▪Lembre-se: caso necessite, não hesite em chamar nossa ajuda!

.

Ligue 193. Esse número salva vidas. Corpo de Bombeiros Militar