Antes previsto para o dia 7 de abril, o pico da pandemia de coronavírus em Minas Gerais deve acontecer, agora, entre o fim deste mês e o início de maio. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a primeira expectativa é anterior às medidas de isolamento social tomadas pelo governo.

"Fizemos uma análise em conjunto com a UFMG para verificar qual seria a expectativa caso a curva de contaminação se comportasse como na China e na Itália. Quando identificamos a elevação da curva, iniciamos as medidas de isolamento e isso gerou um retardamento no avanço da doença", explicou Amaral em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (1).

O secretário ressaltou que esta é uma notícia positiva, porque o sistema de saúde ainda não está sobrecarregado e está se preparando para receber mais pacientes em algumas semanas. "Hoje temos 300 leitos de enfermaria e 50 de UTI funcionantes, e agora estamos lançando um edital para contratar mais 2000 leitos na rede de prestação associada", disse.

A pasta ainda confirmou que o isolamento deve perdurar até 13 de abril em Minas.

Continua após a publicidade

Minas Gerais, conforme o último informe epidemiológico divulgado, tem três óbitos e 314 casos de coronavírus confirmados. Outras 45 mortes e 34.018 casos permanecem sob investigação.