O jovem William Neder Odhene Junior, de 23 anos, que morreu vítima da Covid-19 nesse domingo (28) no apartamento da mãe, no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, utilizava as redes sociais para pedir que as pessoas se prevenissem contra o coronavírus.

No Instagram, William postou uma foto dele, de máscara, pedindo para as pessoas "se prevenirem sempre" contra o coronavírus.

A imagem foi publicada em maio, quando pandemia ainda não estava em estágio tão avançado quanto em junho, no estado.

William morava em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, e estava em Cuiabá para visitar a mãe. Passou mal e chegou a ficar internado por alguns dias, mas recentemente teve alta e foi para a casa.

Continua após a publicidade
100

Jovem de 23 anos diagnosticado com coronavírus (Covid-19) morreu nesse domingo (28) depois que passou mal em um apartamento no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá — Foto: Arquivo pessoal

 

 

Na manhã de domingo ele passou mal novamente. Os vizinhos ouviram o grito da mãe e chamaram a polícia acreditando que era um caso de violência doméstica.

Quando os policiais chegaram, verificaram que o jovem estava desmaiado

Por não poderem atender sendo um caso de Covid-19, a PM chamou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No entanto, a ambulância chegou depois de 50 minutos. O rapaz não resistiu e morreu.

A mãe ainda foi até um hospital particular e pediu para que buscassem o filho, porém, a unidade afirmou que não poderia e que alguém teria que trazer o rapaz até o hospital.

A mãe e o padrasto do jovem fará exames nesta segunda-feira (29) para verificar se estão com Covid-19.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) afirma que o chamado para atender o paciente foi recebido às 09h37 e que a ligação foi encerrada devido à impossibilidade de comunicação com o solicitante, que se mostrava muito agressivo.

 

Leia abaixo a nota na íntegra:

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esclarece que, no que se refere à ocorrência do dia 28 de junho – no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá –, foi recebida uma chamada às 09h37 em que o solicitante, muito nervoso, insultou a equipe e a médica do Serviço, sendo a ligação encerrada devido à impossibilidade de comunicação com o solicitante, que se mostrava muito agressivo.

Mesmo diante da dificuldade de estabelecer uma comunicação com o solicitante, a equipe do SAMU insistiu em dar atendimento à demanda, retornando a ligação minutos depois, às 09h45, quando a médica reguladora conseguiu dialogar com uma vizinha que, mesmo não estando próxima ao paciente, relatou para a médica que a pessoa estava com dificuldade para respirar. A equipe então foi acionada e orientada a se paramentar, pois tratava-se de um paciente com a COVID-19.

A ambulância é deslocada para o atendimento às 09h51 e o veículo sai da base às 09h55, chegando ao local às 10h04 – após aproximadamente 25 minutos da primeira ligação. A equipe encontrou o paciente sobre um colchão no chão, já em óbito. A unidade sai do local da ocorrência às 10h53, dando assistência à mãe do paciente. A equipe técnica esclarece que, para a segurança de profissionais e usuários do Serviço, todas as ligações são gravadas.