Quase 112 toneladas de alimentos foram doados no primeiro trimestre de 2021 pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA) em Formiga. Os alimentos foram doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foram 111,931 quilos de alimentos recebidos de produtores e parceiros da sociedade civil, de colheita nas unidades do Projeto Horta Urbana, do Projeto Feira Solidária, do Mesa Brasil Sesc, de Bancos de Alimentos da Rede Metropolitana (REBA-RMBH), de ações de combate ao desperdício de alimentos e também adquiridos de produtores familiares através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Entre os dias 25 de março e 1º de abril, o BMA recebeu 7.128 quilos de alimentos doados. No mesmo período, foram entregues 391 cestas verdes (frutas, verduras, batata congelada, Nesquik e doces/biscoitos) a famílias em situação de vulnerabilidade por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I - volante (Cidade Nova), Cras II - volante (Geraldo Veloso) e do Centro de Convivência do Idoso.

De acordo com a Prefeitura, as seguintes entidades/equipamentos públicos receberam as doações: Casa de Apoio em BH, Casa da Criança e do Adolescente, Residência Inclusiva, UPA, Santa Casa, Asilo São Francisco, Casa Divina Misericórdia, Comunidade Terapêutica NARCC, Centro Espírita Amigos de Jesus, Associação dos Moradores do Bairro Maringá, Associação de Moradores do Alto da Praia, Ação Solidária Adventista (Passos), Irmãs Mercedárias da Caridade (Campo Belo) e Banco de Alimentos de Pompéu.

Continua após a publicidade

 

Projeto Horta Urbana

 

100%

Banco de Alimentos em Formiga — Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação

 

A primeira colheita do projeto Horta Urbana foi feita na última semana, na horta da Comunidade São Francisco de Assis (Alto da Praia). Foram colhidos 30 quilos de alface que foram doadas a moradores da comunidade. Os alimentos são produzidos de maneira saudável, sem uso de agrotóxicos.

Na fazenda do Laboratório do Unifor-MG é desenvolvido um experimento em parceria com a Gecal na cultura de tomates, berinjela, folhosas e milho. A equipe do projeto esteve no local e realizou os manejos necessários para a condução dos experimentos.