O Boletim Epidemiológico semanal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) sobre possíveis casos de reinfecção pela Covid-19, apresenta 16 notificações suspeitas em cidades do Centro-Oeste de Minas. Até o momento, não há suspeita descartada ou confirmada, segundo o Estado.

Os dados são de 6 de abril e foram analisados pelo G1 nesta quinta-feira (8). As seguintes cidades foram citadas: Arcos, Bom Despacho, Cana Verde, Divinópolis, Formiga, Itaguara, Itaúna e Pitangui. Não há mais informações sobre as pessoas que podem ter testado positivo novamente para o novo coronavírus.

Em Minas Gerais, 132 pacientes suspeitos de reinfecção por Covid-19 são investigados. Veja abaixo o panorama das investigações divulgadas pela SES-MG.

Casos suspeitos de reinfecção investigados por cidade

Continua após a publicidade
Cidade Inconclusivo Descartado Confirmado Notificado/Total
Arcos 4 - - 4
Bom Despacho 1 - - 1
Cana Verde - - - 1
Divinópolis 1 - - 2
Formiga 4 - - 5
Itaguara - - - 1
Itaúna 1 - - 1
Pitangui - - - 1

Fonte: SES-MG

 

A SES-MG considera para investigação o indivíduo com dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 60 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios, desde que tenha amostras respiratórias (pelo menos, uma amostra de cada episódio de infecção) disponíveis e viáveis para investigação

 

Casos de reinfecção

 

O primeiro caso de reinfecção do mundo foi confirmado em agosto, por pesquisadores de Hong Kong. Trata-se de um homem saudável com o segundo caso de Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro. O sequenciamento do genoma mostrou que as duas cepas do vírus são diferentes, o que comprova a reinfecção.

No Brasil, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em 9 de dezembro. Em Minas Gerais, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em um jovem de 29 anos, no dia 2 de março. Ele teve a Covid-19 em maio de 2020 e voltou a ter a doença em janeiro de 2021.

 

Como são as investigações

 

Em Minas Gerais, as investigações de reinfecção são realizadas por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.

Pelo protocolo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.

Desde 7 de setembro, quando houve mudança no protocolo, todos os casos positivos para a Covid-19 com novo quadro clínico em período maior ou igual a 90 dias da primeira confirmação passaram a ser testados e notificados ao estado. As amostras positivas são enviadas à Funed, que faz sequenciamento genético para verificar a presença de mutações.

O processo de investigação é iniciado com as notificações recebidas diariamente. A partir da identificação da origem das duas amostras, a Funed verifica a viabilidade das amostras. Caso as duas apresentem boa viabilidade, ou seja, se encontrado material genético do vírus, elas são encaminhadas para realização de sequenciamento genético com o objetivo de verificar se trata-se de vírus de linhagens diferentes.

Dos casos em investigação, alguns aguardam a avaliação de viabilidade da amostra, outros aguardam o encaminhamento da amostra quando feito por laboratórios diferentes da Funed. Em alguns casos, ainda é aguardada a informação se o paciente realmente tem as duas amostras.