A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) distribuiu nesta sexta-feira (28), uma nova remessa de medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes com a Covid-19 para hospitais do Centro-Oeste de Minas.
📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram
De acordo com a SES-MG, 1.350 ampolas de midazolam foram entregues para hospitais de Divinópolis, Formiga, Itaúna, Nova Serrana e Santo Antônio do Monte. O medicamento é essencial para a sedação dos pacientes em tratamento do coronavírus.
O medicamento foi adquirido pelo Governo de Minas e o midazolam será suficiente para uma cobertura de dois dias, conforme a SES-MG.
Veja a quantidade de ampolas entregues para os hospitais no Centro-Oeste de MG:
Midazolam
| Cidade | Hospital | Quantidade recebida |
| Divinópolis | UPA Padre Roberto e Hospital de Campanha | 140 |
| Formiga | Hospital de Campanha Covid-19 | 20 |
| Formiga | Santa Casa de Caridade | 60 |
| Itaúna | Fundação Hospitalar São Vicente de Paula | 220 |
| Itaúna | Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira | 640 |
| Nova Serrana | Fundação Hospitalar São Vicente de Paula | 220 |
| São Sebastião do Oeste | Santa Casa de Misericórdia | 50 |
Fonte: SES-MG
Abastecimento de medicamentos
Em ação preventiva, para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explicou que o Estado está adquirindo grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.
“O estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentanil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, acrescentou.
Parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional.
Monitoramento
A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.
O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.
Em