Os produtores rurais interessados em participar do Concurso Internacional da Expoqueijo Brasil – International Cheese têm até o próximo dia 29 para realizar a inscrição. Até o momento mais de 500 queijos d e sete países já foram inscritos. A organização estima que a competição terá 600 participantes de pelo menos dez países.

O concurso vai apontar os melhores queijos do mundo. Para participar é preciso preencher um formulário no próprio no site do evento (www.expoqueijobrasil.com.br) onde também está disponível o regulamento. Somente queijos submetidos a algum tipo de inspeção oficial serão aceitos.

As categorias variam de acordo com a matriz leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras. Independente do tipo de queijo, a taxa de inscrição é de R$ 50 e permite que o produtor inscreva seus produtos em até três categorias.

A curadoria do evento será realizada pela Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália. A Onaf é reconhecida internacionalmente pela formação de provadores através de um método codificado e é referência mundial no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor. “São 30 anos de experiência em provas de queijos. Além da curadoria do concurso em si eles também proporcionarão aos jurados uma qualificação que tem aulas online e presenciais”, ressalta Maricell Hussein, organizadora do evento.
 

Medidas de prevenção
A organização da Expoqueijo Brasil – International Cheese está trabalhando junto a especialistas em relação aos protocolos que deverão ser seguidos durante o evento. “Assim como já ocorreu em outros encontros realizados na cidade, o público poderá participar, mas deve ser limitado”, explica Maricell.

Haverá ainda a exigência da apresentação da carteira de vacinação e uso de máscaras; medidas obrigatórias, segundo decreto municipal em vigor. Um plano de contingência com todas as regras ser á apresentado à Vigilância Sanitária para garantir a segurança dos participantes.  
 

Expoqueijo Brasil
A ExpoQueijo Brasil 2021 / International Cheese será realizada entre os dias quatro e sete de novembro deste ano. A organização promete uma edição cheia de novidades. Diante de uma das sete maravilhas de Minas Gerais, o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, serão montados 200 estandes para exposição de produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e food trucks, espaço kids, área para apresentações culturais e espaço para oficinas e treinamentos.

Uma estrutura para receber com conforto os visitantes, além de expositores nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva do queijo. 

No interior do hotel também serão disponibilizadas salas para cursos e palestras, área para imprensa especializada, salões para realização do Concurso Internacional do Queijo e jantar de premiação para produtores, autoridades convidadas e compradores de queijo.

O Governo de Minas é apoiador do evento, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Também são parceiros o  Sebrae-MG, o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pe cuária do Estado de Minas Gerais), Emater, Epamig, IMA e Prefeitura de Araxá.