A pandemia da Covid-19 ainda não acabou, porém o avanço da vacinação contra a doença fez com que muitas pessoas se sentissem mais confiantes para retomar o hábito de viajar e aproveitar os dois meses que faltam para o fim de 2021.

Na região do Centro-Oeste de Minas, Capitólio e a Serra da Canastra estão entre os destinos mais procurados. Os locais recebem muitas pessoas vindas do estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

Capitólio

Canyon de Furnas, em Capitólio (MG) — Foto: Lucas Magalhães

Continua após a publicidade

 

Opção de lazer é o que não falta em Capitólio, as famosas cachoeiras e os passeios na natureza atraem visitas de várias pessoas. O carro chefe da economia na cidade é o turismo. Entretanto, o setor enfrentou diversas restrições ao longo da pandemia. Apesar disso, o cenário visto neste segundo semestre de 2021 tem animado os representantes do setor.

A gerente administrativa da Pousada Vila do Lago, Júlia de Castro Santos, informou que desde agosto a procura dos turistas pela cidade tem movimentado o mercado.

 

"As pessoas têm descoberto cada vez mais Capitólio, antes era um lugar que pouca gente conhecia ou ouvia falar. Eu diria que 80% do público alvo de Capitólio são paulistas, mas com a pandemia estamos recebendo muitas pessoas de Minas e até então era um índice baixo que recebíamos" afirmou Júlia.

 

Ainda segundo a gerente administrativa, o estabelecimento adotou todos os protocolos contra a Covid-19 exigidos pela Prefeitura Municipal. "Trabalhamos com chalés individualizados, então não tem fluxo de pessoas em corredores e ambientes fechados", completou.

O proprietário da Pousada Carvalho, Júlio Carvalho, contou que cogitou fechar o estabelecimento por causa da falta de turistas. A mudança de cenário a partir de julho foi o que fez o empresário repensar e desistir da ideia de fechamento.

 

"Eu tenho compromisso financeiro com meus funcionários e diante de todas as restrições que estavam sendo impostas foi difícil acreditar que conseguiria. Graças a Deus o pessoal tem voltado a visitar Capitólio, apesar de não ser como era antes da pandemia. Temos recebido muitos agendamentos de reserva para janeiro de 2022", contou.

 

Serra da Canastra

Cachoeira Casca d'Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra; foto de arquivo — Foto: ICMBIO/Divulgação

 

A região da Serra da Canastra apresenta roteiros para todos os tipos de gosto, especialmente, para as pessoas que amam se aventurar na natureza. Fato que segundo a proprietária da Pousada Jurerê da Canastra, Kelma Macedo, é o que contribui para o fomento do turismo.

 

"Vemos nitidamente que os consumidores estão em busca de destinos mais afastados dos grandes centros, boa parte dos consumidores buscam espaço ao ar livre, contato direto com a natureza", destacou.

 

Ainda de acordo com Kelma, o local tem recebido muitos turistas vindos de Rio de Janeiro, São Paulo e Triângulo Mineiro.

Seguindo os registros de aumento na demanda turística, a proprietária da pousada Sabor da Canastra, Alice Paiva, relatou que tem recebido um volume considerável de reservas para este final de 2021.

 

"O avanço da vacinação está colaborando muito para que o turista possa sair com mais tranquilidade e possa aproveitar. Como aqui é um local onde os pontos turísticos são abertos, acredito que isso ajuda e influência muito para o turista vir", ressaltou.

 

Com relação ao público, Alice destacou que a maior parte dos turistas vem de São Paulo, mas o local também registrou a procura de pessoas do Rio de Janeiro e Sul do país.

 

"Nossa agenda para o mês de novembro já está fechada não temos mais vagas, temos algumas vagas para o mês de dezembro. Para o mês de janeiro também já temos boa parte da agenda fechada", encerrou.

 

 

Avanço da vacinação

 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, desde o início da campanha de vacinação foram aplicadas mais de 145 milhões de doses. Ao todo, 102,8 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose da vacina. Isso equivale a 64,25% do público-alvo. Até o momento, 42,7 milhões de pessoas já completaram o esquema vacinal. Ou seja, 26,6% dos adultos maiores de 18 anos já tomaram duas doses de vacina ou a vacina de dose única.

De acordo com dados do Portal Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até a sexta-feira (22) foram imunizadas no estado 15.759.281 pessoas com 1º dose, 10.363.086 pessoas com a 2º dose e, 450.339 com a dose única. Com relação a doses de reforço, foram aplicadas, até o momento, 607.492 doses.