O vereador Diego Espino (PSL) desmaiou durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, nesta quinta-feira (28). O parlamentar discursava sobre uma publicação que circulava nas redes sociais quando passou mal e caiu no plenário. A sessão precisou ser interrompida. 

Espino teria apresentado um projeto de lei para que pessoas LGBTQIA+ pudessem ser autorizadas a usar nome social em cargos públicos na cidade. Mas, segundo a assessoria do parlamentar, notícias falsas estariam relacionando a proposta com o conceito de "ideologia de gênero", o que, segundo o gabinete, “não é apoiado pelo vereador”.

Durante a reunião plenária, transmitida nas redes sociais da Câmara, Espino mostrou montagens contra ele que estariam sendo divulgadas nas redes sociais. No discurso, o parlamentar subiu o tom e defendeu o direito de escolha dos nomes por parte das pessoas LGBT.

— Quando a pessoa escolhe sua opção sexual, ao invés de ser chamada pelo nome de batismo, ela quer ser chamada pelo nome que ela escolher e a gente tem que respeitar isso. É só isso. Quem sou eu para falar se isso é certo ou errado.

Continua após a publicidade

Em vários momentos, ele bateu a mão no púlpito e afirmou que encararia aqueles que estavam difamando ele.

— O meu nome é Diego Espino, vocês não vão f* comigo. Eu estou do lado deles sim, pessoas que sofrem desde menino. Peita eu (sic). Eu nunca fui a favor de ideologia de gênero e nunca vou ser. A pessoa pode escolher o que ela quer ser e cês (sic) tem que respeitar. Eu estou aqui pelo certo e o certo é o certo. Vocês vão ter que me segurar.

No decorrer do discurso, o parlamentar foi cambaleando e alterando a entonação da voz, até que caiu para trás, esbarrando nas bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Divinópolis. Ele foi amparado por outros vereadores e, logo depois, a transmissão foi encerrada.

Segundo informações, o vereador teria tido uma queda de pressão por conta do nervosismo. Ele foi atendido em um posto de saúde, mas já foi liberado e voltou ao gabinete. A reportagem também entrou em contato com o Legislativo Municipal e aguarda posicionamento.