O município de Arcos foi contemplado com programas estaduais de educação ambiental que serão executados no decorrer de 2022. A informação foi confirmada pela Prefeitura. O município irá receber o "Jovens Mineiros Sustentáveis" e o "Conheça seu amigo - Identificação de cães e gatos domésticos".

A secretária de Meio Ambiente Joelma Fernandes Rodrigues, acompanhada da assessora jurídica do município, Kenia Ziland, estiveram em Belo Horizonte no último dia 29 para assinar os os termos de cooperação técnica entre Arcos e o Governo de Minas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o município é uma das 87 cidades mineiras selecionadas em dois programas da pasta.

 

Continua após a publicidade

'Jovens Mineiros Sustentáveis'

 

Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o programa Jovens Mineiros consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária que visa capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso em educação a distância (EAD), Educação Ambiental.

O programa visa ainda formar alunos do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico. O projeto também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas.

Nesta edição, foram selecionados 40 municípios para celebração do Termo de Cooperação Técnica com a Semad.

 

'Conheça Seu Amigo'

 

O programa envolve a doação, por parte do Estado, de microchips para identificação de cães e gatos pelo método de aplicação subcutânea, além de leitores, cabendo ao município a aplicação dos microchips. A iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada. Foram destinados ao município 879 microchips.

O público-alvo prioritário são animais provenientes de comunidades de baixa renda, animais para doação sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil e áreas de superpopulação animal.