Na madrugada de terça-feira (2), a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou um parto dentro da ambulância em Pains

A equipe era composta pela técnica de enfermagem Raquel de Paula e pelo condutor socorrista Carlos Eduardo de Oliveira, com o apoio da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Formiga, formada pelo médico Luiz Fernando Correia e Silva, a enfermeira Marilene Faria e o condutor socorrista José Paulino de Castro.

De acordo com o Samu, após a Central de Regulação do CIS-URG Oeste receber um chamado para atendimento de uma mulher em trabalho de parto no Centro de Pains, a equipe da USB da cidade realizou avaliação prévia na paciente de 17 anos com 38 semanas de gestação. 

Quando seguiam para a maternidade de Formiga, as contrações se intensificaram. Dadas as circunstâncias, foi observado que o bebê iria nascer e então os profissionais decidiram parar a ambulância para a realização do parto. 
Em seguida, a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Formiga foi acionada para o suporte à paciente, que a conduziu para a maternidade para avaliação. Tanto a puérpera quanto o bebê, chamado Luiz Otávio, estão bem.

“Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipe, principalmente em momentos ímpares como um parto. Estes atendimentos servem de motivação para continuar e valorizar o nosso trabalho”, agradece Raquel de Paula, técnica de enfermagem da USB de Pains.

“O ano de 2022 tem sido um bem movimentado em relação a ocorrências de parto e apoio pós-parto. Entendemos que a ambulância não é o lugar ideal para a realização de partos, porém, temos profissionais preparados para lidar em todas as condições possíveis. Tenho certeza que as equipes ficam muito felizes nesta situação. Parabéns para as equipes da USB e USA que deram assistência ao parto”, destaca o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.