Com o propósito de levar entretenimento, incentivar e contribuir para a formação cultural de crianças e adolescentes, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) viabiliza, neste mês de maio, a apresentação de uma peça teatral em escolas públicas de cinco localidades do Alto Paranaíba. O objetivo é debater sobre o consumismo e a produção desenfreada de lixo. 

As apresentações de "O Monstro do Lixo" serão feitas pela Companhia de Teatro Candongas, que desembarca na região pela primeira vez. Para a Companhia, a iniciativa da Copasa em patrocinar projetos como esse potencializa o saber. "Estamos muito honrados de, mais uma vez, estabelecer essa parceria com a Copasa, podendo realizar o Circuito Meio Ambiente em cinco regiões de Minas Gerais". 

Ainda de acordo com a Companhia Candongas, contar com apoio de empresas contribui para disseminar a cultura e a educação para diversas cidades mineiras, não ficando restrito apenas aos grandes centros urbanos. "Com essa parceria conseguimos levar cultura, arte e conhecimento para crianças que nem sempre, ou com facilidade, têm acesso a bens culturais". 

A expectativa é que cerca de 2.600 alunos tenham a oportunidade de assistir à peça que, além de divertir, promoverá uma reflexão sobre comportamentos. O intuito é incentivar a reciclagem e estimular que cada aluno possa fazer sua parte para cuidar do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável. 

Continua após a publicidade

Com cerca de 40 minutos de duração, a apresentação será realizada nos turnos da manhã e tarde para os estudantes do ensino fundamental e médio. 

Programação 

O espetáculo ocorrerá em Guimarânia, em 15 de maio, no ginásio da Escola Estadual Irmãos Guimarães, que também receberá estudantes das escolas municipais Vicente Mandu e Monsenhor Sebastião Fernandes. Já no dia 16, a apresentação será em Cruzeiro da Fortaleza, no espaço compartilhado pelas escolas municipal Nossa Senhora de Fátima e estadual Cândida Cortes Corrêa. 

Em Serra do Salitre, no dia 17, será vez da Escola Municipal Senador Lúcio Bitencourt. Já em Pratinha, no dia 18, o evento ocorrerá na Escola Municipal Coronel Neca de Paula, que também receberá alunos da Creche Municipal Neuza Olímpia dos Reis.  

E finalizando as apresentações, dia 19 de maio, em Tapiraí, o evento será realizado na Escola Municipal Vicente José Lucas, que receberá também os estudantes da Escola Municipal José Batista Soares.  

Sobre o espetáculo 

Intitulado "O Monstro do Lixo", o espetáculo conta a história de Guarda Mor e Bastião, marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. No decorrer do enredo, eles se dão conta de que os seres humanos, por meio da produção de lixo gerada pelo consumo exacerbado, são os grandes causadores de toda a situação. 

 "O Monstro do Lixo" tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo e produção de Juliana Ribas. O elenco é composto por Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Todos os adereços e figurinos, bem como os instrumentos musicais utilizados na peça, são confeccionados com materiais reciclados e/ou reutilizados e são assinados pelo artista plástico Adriano Borges da Cruz. 

Sobre a Companhia Candongas 

A Companhia Candongas é um grupo teatral de Belo Horizonte, criado em 1994. Durante seus 29 anos de história, 17 espetáculos já foram montados. Sua sede é a Casa de Candongas, Centro Cultural na periferia da capital mineira. Os artistas produzem e apresentam peças para todas as idades.