Estudantes da Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira, em Passa Tempo, no Centro-Oeste de Minas, se uniram para levar carinho e afeto aos moradores do Rio Grande do Sul, que estão desde o final de abril sofrendo com os efeitos das enchentes.

📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram

As cartas foram escritas a mão por 150 alunos, que têm entre 14 e 16 anos. "Tudo vai ficar bem", "Meus pêsames por suas perdas", "Amamos os gaúchos" estão entre as palavras elaboradas pelos adolescentes.

As mensagens não foram com endereços específicos, pois a proposta era com que elas chegassem para o maior número de pessoas possíveis.

As cartas saíram de Passa Tempo em um caminhão com doações e chegaram a São Sebastião do Cai, no interior do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (15).

Continua após a publicidade

 

A iniciativa

A ideia partiu da professora Lidiane Messias Pereira, durante uma aula sobre ações que podem auxiliar no processo de minimizar a produção de lixo.

"Fiquei muito sensibilizada com toda a situação vivida no Rio Grande do Sul e como professora de Consumo Consciente e de Matemática tentei montar algo para explicar aos alunos sobre pequenas ações que podem auxiliar no processo de minimizarmos a produção de lixo", conta

Ainda segundo Lidiane, ao fim da aula surgiu a iniciativa das cartas. A ideia também foi adotada por outras turmas da escola e mais cartas foram confeccionadas.

 

"Nas cartas a gente conta sobre como o desastre no Rio Grande nos sensibilizou e que estávamos tentando levar a eles doses de carinho. Escrevemos nas cartas nossas redes sociais e sugerimos que se quisessem nos conhecer ou receber mais de uma palavra de carinho a gente estaria disposto a conversar, rir, trocar experiências, enfim, bater papo para que tudo ficasse mais leve", contou.

 

Cartas com palavras de carinho foram escritas por 150 estudantes  — Foto: Lidiane Pereira/Divulgação

Cartas com palavras de carinho foram escritas por 150 estudantes — Foto: Lidiane Pereira/Divulgação

 

Após o envio das cartas, a professora relata que recebeu alguns contatos de moradores do Sul agradecendo a iniciativa.

 

"Para nossa surpresa, as cartas chegaram e conseguimos alcançar o nosso objetivo. Várias pessoas entraram em contato com a gente e estamos recebendo muitas e muitas trocas".

 

Cartas chegaram ao interior do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação

Cartas chegaram ao interior do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação