O Corpo de Bombeiros capturou no início da tarde deste sábado (8) uma espécie rara de arara, fruto de um cruzamento entre a canindé e a vermelha. O bicho estava preso em um banheiro de um condomínio no bairro Ouro Preto na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
De acordo com o sargento Alexandre Neves, que estava à frente da ocorrência, os bombeiros foram acionados por uma pessoa que viu o bicho, que era de grande porte. Ao chegarem lá, viram que se tratava de uma arara híbrida -- ou arlequim, como são chamadas.
O animal não apresentava ferimentos, mas estava muito agressivo. O militar precisou retirar a farda para cobrir a arara e fazer a captura.
A arara foi encaminhada para a Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente, onde ficará até a próxima segunda-feira (10), quando será direcionada para a sede do Ibama, para identificação da propriedade do animal.
O bicho tinha uma anilha, objeto que identifica animais silvestres que são legais e que estão em dia com as autoridades competentes. Apesar disso, somente o Ibama saberá dizer se é domesticado ou de algum criadouro.
De acordo com os bombeiros, essas araras híbridas pode ser vendidas na Internet por até R$ 15 mil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/A/YBlt51S2iAqNz8piyYQA/whatsapp-image-2024-06-08-at-13.41.44.jpeg)
Equipe que participou da apreensão da arara híbrida. — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros