Os queijos Pedacin da Serra, produzido em Medeiros e Almeida Guimarães, feito em de Itanhandu, no Sul de Minas, foram os grandes vencedores na primeira edição do Festival Queijo, Cachaça e Viola, realizado no último sábado (06.Julho.24), no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG/SENAR) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).
Durante o festival o Sistema Faemg/Senar organizou a votação popular para eleger os melhores queijos. Depois de degustar os seis produtos que estavam na disputa, o público deu a nota por meio de um QR Code.
Além da escolha popular, a decisão final passou por avaliação do júri técnico, composto por cinco especialistas. Ao todo, 233 visitantes participaram da votação do concurso, que contou com duas categorias: Queijo Minas Artesanal e Queijo Artesanal de Minas.
A produtora Francielle Cristina Leite, da cidade de Medeiros, da região da Serra da Canastra, levou o primeiro lugar na categoria Queijo Minas Artesanal e afirmou que o reconhecimento foi importante para dar visibilidade ao produto Pedacin da Serra. “Fiquei muito feliz. O público passa a conhecer mais o nosso queijo”, afirmou Francielle.
Já na categoria Queijo Artesanal de Minas, o campeão foi o Queijo Almeida Guimarães, da produtora Adriana Maria de Almeida, do Sul de Minas.
Além de produtores de queijo, o Festival reuniu produtores de cachaça, mel e farofa, que divulgaram e comercializaram seus produtos. Dentro do festival, também aconteceu o 1º Encontro e Concurso de Violeiros Amador e Mirim, valorizando a música caipira.
Conheça os vencedores do Festival:
Categoria Queijo Minas Artesanal
1º lugar – Pedacin da Serra – Francielle Cristina Leite
2º lugar – Chapadão da Zagaia – Edmar Tôrres
3º lugar – Queijaria 3 Irmãos – Reginaldo de Assis Castro
Categoria Queijo Artesanal de Minas
1º lugar – Queijos Almeida Guimarães – Adriana Maria de Almeida
Avaliação dos queijos pelo júri técnico no Festival (Foto: André Santos)