O consórcio Rotas do Brasil, formado pela Kinea, gestora de investimentos, e pelo Way Brasil, grupo com atuação nas áreas de construção e concessões de rodovias, venceu o leilão de concessão do trecho da BR-262 que faz a ligação de Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O certame aconteceu na tarde desta quinta-feira (31.outubro.24), em São Paulo.
O lote rodoviário teve dois interessados e a associação ganhou a disputa ao oferecer um desconto de 15,30% sobre a tarifa básica de pedágio. A outra oferta (15,20% de dedução) veio do banco de investimentos BTG Pactual.
O outro concorrente foi o banco BTG, que montou uma área só para entrar em concessões. A empresa entrou com desconto de 8%, enquanto a vencedora iniciou com 11,78%. Houve disputa de lances até chegar ao percentual de 15,30% e os representantes do banco BTG declinaram de apresentar contraproposta.
O vencedor assume o compromisso de duplicação de 44,3 quilômetros de rodovia, implantação de 168,87 quilômetros de faixas adicionais e de 3,63 quilômetros de vias marginais.
Também ficará responsável por instalar um Ponto de Parada e Descanso (PPD), 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, além de três passagens de fauna.
A previsão do governo federal é que o resultado seja homologado e publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro. Em seguida, até 22 de janeiro, a vencedora do certame deverá apresentar documentos para comprovar atendimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão.
O cronograma do governo federal prevê que o contrato de concessão seja assinado em 11 de fevereiro de 2025 para que a empresa assuma efetivamente a operação da rodovia.
De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), no primeiro ano como gestor do trecho da BR-262 entre Uberaba e Betim, a associação se dedicará as obras e serviços para eliminar problemas da estrada que impliquem riscos pessoais e materiais iminentes. O objetivo é prover requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.
As grandes intervenções esperadas pela população, por exemplo, para duplicação do segmento rodoviário, começarão logo após o término dos trabalhos iniciais – a previsão é que as duplicações sejam concluídas entre o quinto e o sexto ano da concessão.