Trabalhadores foram evacuados após uma anomalia ser constatada em uma pilha de rejeitos da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, na manhã deste sábado (7). Vídeo que circula nas redes sociais mostra deslizamentos no local. Não houve feridos.

📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram

Em nota, a Jaguar Mining, responsável pela unidade, informou que o problema foi identificado durante inspeção e que tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. Também informou que está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Veja abaixo a nota completa.

Não foram informados pela empresa outros detalhes sobre a anomalia identificada.

TV Integração apurou que equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar (PM) foram chamadas e estão no local. Ainda nesta manhã, o Corpo de Bombeiros de Nova Serrana também foi acionado para apoio. Todos estão em ação de monitoramento e gerenciamento da situação.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Conceição do Pará informou que "aguarda inspeção que será realizada por empresa contratada pela responsável pela unidade". Também informou que o Município, em conjunto com a Jaguar Mining, "tem um plano de contingência para agir rápido em casos que demandarem, o que, ao que aparenta até o momento, não se enquadra no fato ocorrido hoje."

Ainda segundo o da Prefeitura, área de uma casa, que fica no Povoado de Casquilho, ficou danificada em consequência da movimentação de terra no local. Mais detalhes ainda estão sendo apurados.

Casa danificada em Conceição do Pará — Foto: Reprodução/Redes sociais

Casa danificada em Conceição do Pará — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

O que diz a Jaguar Mining, responsável pela unidade

 

"A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção.

Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios.

A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local.

 

 

Subiu para 134 o número de pessoas que foram realocadas após o deslizamento, a informação foi confirmada pela empresa Jaguar Mining, que é responsável pela unidade, na tarde deste domingo (8).

Pela manhã, o número de moradores retirados de casa era de 79. As pessoas retiradas foram levadas para casa de familiares e hotéis.

Ainda na nota, a Jaguar lamentou o ocorrido e disse que presta toda a assistência necessária. Além disso, pediu para que os moradores retirados não voltem para as casas para retirar pertences por questão de segurança. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área de uma casa ficou danificada após o deslizamento de rejeitos sólidos e da movimentação de terra no local. Os trabalhadores da mina também foram evacuados. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), um posto de abastecimento de combustível da mina foi parcialmente atingido, mas os tanques permaneceram intactos. Um estudo para o esvaziamento seguro dos tanques, que comportam aproximadamente 15 mil litros de diesel foi iniciado.

Um tanque contendo 43 m³ de emulsão, a princípio inerte, utilizado para atividades de mineração também foi atingido, mas também foram preservados, segundo a empresa.

Deslizamento em pilha de rejeitos em mina em Conceição do Pará — Foto: Bruno/Agência Combine

Deslizamento em pilha de rejeitos em mina em Conceição do Pará — Foto: Bruno/Agência Combine