Quatro turistas que faziam a "Trilha da Capela", no Morro Dois Irmãos, em Monte Santo de Minas (MG), foram resgatados na tarde desta segunda-feira (3) pelo Corpo de Bombeiros após serem atacados por abelhas.

📲 Siga a página do Tapiraímg TV no Instagram

Segundo o Corpo de Bombeiros, os turistas foram atacados por um enxame agressivo de abelhas europa-africanizadas. Por sorte, os turistas já estavam próximos da capela, onde conseguiram se refugiar, fechando a porta e vedando as frestas com as próprias roupas.

O Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso foi acionado e deu início a uma operação de resgate. Os militares percorreram a trilha de difícil acesso levando equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos, materiais de primeiros socorros, dispositivos para dispersão das abelhas e água para o grupo.

Ao chegarem ao local, encontraram os turistas apreensivos: dois adultos e duas crianças. Eles foram equipados com EPIs utilizados no manejo de abelhas para garantir um deslocamento mais seguro.

Continua após a publicidade

Durante a descida da trilha, o grupo sofreu um novo ataque, desta vez ainda mais agressivo e numeroso.

 

Bombeiro levou mais de 40 picadas

Como três turistas estavam de chinelos, deixando os pés vulneráveis, um bombeiro permaneceu parado, servindo de "isca" para que as abelhas se concentrassem nele, enquanto outro militar acelerou a descida, conduzindo os turistas para afastá-los do ataque.

O militar que permaneceu no centro do ataque teve as luvas de proteção perfuradas pelos ferrões e sofreu mais de 40 picadas nas mãos. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro de Monte Santo de Minas, onde recebeu medicação e passa bem.

Toda a operação durou cerca de 3 horas e, felizmente, os turistas foram resgatados em segurança e não sofreram ferimentos.

O Corpo de Bombeiros Militar alerta que a região é conhecida por enxames numerosos de abelhas e que, em casos de ataque, o difícil acesso pode representar risco de vida aos trilheiros.