Bambuí entrou para a história da educação e da inovação tecnológica em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (11), foi inaugurado o primeiro laboratório do Programa + Ciência no estado, resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí e a Prefeitura Municipal.

O espaço, instalado no CIEP Padre Mário Gerlin, será um polo de aprendizado e experimentação para a comunidade, beneficiando tanto a população em geral quanto alunos bolsistas selecionados para o programa.

No laboratório, os participantes terão acesso a conteúdos e práticas de ponta, com temas como informática, robótica, impressão 3D e inteligência artificial. O objetivo é despertar o interesse pela ciência e tecnologia, promover oportunidades de capacitação e preparar jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho do futuro.

O prefeito Firmino Júnior destacou a relevância da conquista para o município:

Continua após a publicidade

“Este é um passo importante para transformar Bambuí em referência em inovação e formação tecnológica. Estamos oferecendo aos nossos jovens e à nossa comunidade um espaço que vai abrir portas e criar novas oportunidades.”

O diretor do IFMG Campus Bambuí, Humberto Carvalho, falou sobre a importância do projeto durante a inauguração do laboratório:

"O conhecimento é movido pela curiosidade. O desafio, a dificuldade, vão se tornar oportunidades. É uma forma de repensar a educação básica A gente fica muito feliz com o trabalho e a dedicação dos nossos professores, alunos e de todas as pessoas envolvidas nesse projeto."

O Programa + Ciência é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação juntamente com o Ministério da Educação que busca aproximar a população das novas tecnologias e incentivar a formação de talentos locais, fortalecendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital.

O programa beneficiará diretamente 10 alunos bolsistas do CIEP, além de outros 50 estudantes da própria instituição que também poderão utilizar o laboratório. O espaço estará aberto para toda a rede de educação, incluindo escolas estaduais e privadas que tiverem interesse. Alunos do IFMG também atuarão como monitores, com bolsa, ampliando o alcance do projeto. No total, estamos falando de uma comunidade educacional de aproximadamente 300 alunos.